O Museu Agrícola da Atalaia (Montijo) foi palco, no passado Domingo 03 de Fevereiro do seu I Torneio de Xadrez, evento organizado pela Secção de Xadrez do Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro e que contou com o apoio para lá da Direcção do próprio museu, da Camara Municipal e do Clube de Xadrez do Barreiro. A prova contou com a participação de 30 jogadores oriundos de 8 clubes do Barreiro, Lisboa, Montijo e também de vários elementos não filiados.
Numa quinta muito bem cuidada situado no centro da Atalaia e cujos edifícios foram alvo de um rigoroso restauro, ergue-se o Museu Agrícola da Atalaia, espaço que procura dar a conhecer o passado rural do concelho, nomeadamente da freguesia da Atalaia, expondo equipamentos e recriando espaços usados regularmente na produção e fabrico do azeite e do vinho. Na visita guiada que decorreu sensivelmente a meio da prova, ficamos a conhecer melhor o funcionamento dos vários equipamentos expostos, nomeadamente do lagar do vinho, do lagar de azeite, (ambos musealizados in sitiu), e da destilaria. Do espaço fazem parte ainda uma adega, reservas técnicas, um pomar de citrinos, uma horta, dois poços equipados com engenhos de bombagem de água conhecidos por moinhos de vento e uma sala onde se encontram expostos os mais variados utensílios destinados aos trabalhos agrícolas, e que vão desde simples enxadas a charruas e veículos de tracção animal.
E foi precisamente nesta ampla sala que se desenrolou a prova jogada em 7 rondas de 15 minutos e que contou com a participação de 30 jogadores.
You must be logged in to post a comment Login