Biblioteca do Vale da Amoreira em festa

Biblioteca do Vale da Amoreira em festa

A Biblioteca Municipal – Pólo do Vale da Amoreira vai estar em festa entre 1 e 10 de junho. Para comemorar os 22 anos deste equipamento ao serviço da comunidade, a Câmara Municipal da Moita preparou um conjunto de atividades, para todas as idades, que incluem a realização do debate “O Associativismo e a Luta Contra a Sida”, por Dynka Amorim, a apresentação do livro “Chão de Kanâmbua”, de Tomás Daniel Gavino Lima Coelho, uma exposição colectiva de artistas do Vale da Amoreira, os encontros com o escritores Ivanir Corrêa de Faria e Gabriel Raimundo, a iniciativa Biblioteca Fora de Horas, teatro de fantoches e animação musical. Consulte o programa completo:

Programa do Aniversário da Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira

1 de junho – 15:00h – Dynka Amorim vem partilhar a sua experiência sobre o associativismo juvenil. Aos 18 anos, Dynka Amorim criou em São Tomé uma associação de jovens para sensibilização da luta contra a Sida. Ao mudar-se para Portugal para continuar os estudos, não quis deixar o projecto morrer e transportou-o para os bairros mais desfavorecidos de Lisboa. Ganhou em 2010 o prémio “Aids & Mobility Young Social Entrepreneur ”, e segundo o jovem são-tomense é o reconhecimento das instituições europeias pelo trabalho voluntário que tem desenvolvido para evitar a propagação do vírus HIV, no seio dos jovens africanos e europeus, que habitam os bairros desfavorecidos de Portugal.

Destinatários: Alunos do Secundário

2 de junho – 21:00h – Tomás Daniel Gavino Lima Coelho apresenta à comunidade o seu livro “Chão de Kanâmbua” editado pela Chiado Editora em 2010. É uma ficção histórica, um romance, onde se misturam factos e personagens reais, historicamente comprovados, com outros imaginários. A história decorre entre os anos de 1860 e 1910, na região malanjina, narrando a vida de um degredado português que ali foi parar, descrevendo as suas dificuldades, as relações entre os nativos e os europeus a que assistiu, as guerras, mas também os amores e as amizades em que se viu envolvido. Como pano de fundo, como uma sinfonia sem música, Angola e a sua grandeza de horizontes, terra de feitiços onde se cruzam personagens como o Zé do Telhado e Henrique de Carvalho, em territórios longínquos como a Lunda, ou na beleza e enormidade da Baixa de Cassanje. O título, “Chão de Kanâmbua”, deriva do nome de um bairro suburbano da cidade de Malanje.

O Autor: Tomás Daniel Gavino Lima Coelho nasceu em Moçâmedes (Namibe), em 5 de Outubro de 1952. É o mais velho de cinco irmãos, todos naturais de Angola e cada um de sua localidade. O pai nasceu no Lobito, filho de um português natural de Braga, que arribou Angola em 1898, e de uma senhora, angolana, natural do Ambriz. A mãe chegou a Angola com apenas seis meses de idade. Sendo o pai funcionário da Fazenda Nacional e, por isso, sujeito a transferências sucessivas, percorreu desse modo grande parte do território angolano: Lândana, no enclave de Cabinda, Caconda, Camacupa, Kuito, Caála, Lubango e, finalmente, Malanje. Em 1975, através da ponte aérea, viajou com os pais e irmãos para Portugal. Aqui reside desde então. É casado com a malanjina Ilda Coelho, pintora nas horas vagas, têm dois filhos e uma neta. Sobre as suas origens, naturais e afectivas, gosta de se definir com um pensamento “roubado” a um poeta moçambicano: “No Namibe vi a primeira luz do dia, mas foi em Malanje que nasci.”

2 de junho – 22:30h – Inauguração Exposição colectiva de artistas do Vale da Amoreira

Destinatários: Público em geral

5 de junho – 10:00h – Encontro com o escritor Ivanir Corrêa de Faria

Sabe porque é que os galos cantam de madrugada? Venha descobrir este segredo ao ler “Os Galos Gémeos de Barcelos”. Ivanir Corrêa de Faria, brasileiro, a viver atualmente no Vale da Amoreira, aventurou-se a recriar o nascimento e as aventuras do Galo, símbolo de Portugal e dedica a sua história a todos os nossos pequenos leitores.
Destinatários: Alunos do 1º Ciclo

6 de junho – 10:00h e 14:00h

O escritor Gabriel Raimundo apresenta a sua última obra infanto-juvenil “ O comboio da brincadeira “. Gabriel Raimundo nasceu em Tortosendo, na Covilhã, em 1945, é um jornalista e escritor português. Esteve exilado em França, regressando a Portugal após a Revolução dos Cravos. Integrou a redacção de O Diário e trabalhou em vários países africanos. Estreou-se como escritor com o livro de contos “Na Estranja”, publicado em 1980. É autor de vários romances, livros de crónicas e livros infanto-juvenis.

Destinatários: Alunos do 1º Ciclo

6 de junho – 20:00h – Biblioteca Fora de Horas

Traz a almofada e o saco-cama e vem passar a noite com os livros, na Biblioteca.

Atividades: caça ao tesouro, leituras encenadas, projectão de filmes, jogos, entre outras

Destinatários: Crianças do 8 aos 12 anos

8 de junho – 10:00h – Teatro de fantoches – O sapo apaixonado

Baseado no livro “ O sapo Apaixonado “ de Max Velthuiss

O Sapo anda preocupado com a saúde: tem o coração a bater depressa demais. A Lebre diz que ele deve estar apaixonado — mas por quem? O autor desta encantadora história de amor é Max Velthuijs, artista holandês de reputação internacional, cujos livros têm sido publicados no mundo inteiro. Entre os seus numerosos prémios contam-se o Lápis de Ouro da Holanda (duas vezes) e o American Graphic Award da Society of Ilustrators.

Destinatários: Alunos do Pré-escolar

10 de junho – A Biblioteca faz 22 anos

16:00h – Escola moderna de expressão musical “AudArt”

A escola – estúdio AudArt, existe desde 2008, e funciona nas instalações da EST Barreiro, (Escola Superior do Barreiro), na zona dos Fidalguinhos. A escola (estúdio) desenvolve  projectos na área instrumental: piano, sintetizador, viola, acordeão. Os alunos nesta escola têm a possibilidade de escolher uma disciplina a seu gosto. Nestas aulas, os alunos desenvolvem também formas de comportamento, tais como: atenção, concentração, paciência, autonomia e a comunicação em grupo.

17:00h – Vamos cantar os Parabéns

Câmara Municipal da Moita

One Response to "Biblioteca do Vale da Amoreira em festa"

  1. Pingback: Biblioteca do Vale da Amoreira em festa – Barreiroweb | Notícias de Angola

You must be logged in to post a comment Login