Ferroviários do Sul comemoram os 40 anos do 25 de Abril

Ferroviários do Sul comemoram os 40 anos do 25 de Abril

CARTAZppIntegrando as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, realiza-se no próximo dia 27 Abril, pelas 12.30H a abertura de uma exposição sobre “Os ferroviarios e o 25 de Abril” e pelas 13 horas terá lugar um almoço convívio de ferroviarios e amigos. O evento decorrerá no ESPAÇO L (Antiga Estação do Lavradio).

Os Ferroviários e o 25 de Abril

Ao longo de mais de um século, gerações de ferroviários deram o melhor do seu trabalho e da sua inteligência na luta por um futuro melhor, mais digno, com a consciência de que a sua profissão era uma alavanca ao serviço das populações, da sua mobilidade, contra a interioridade e o isolamento.

Lutando pelos seu direitos e pelas melhores condições de trabalho para servirem a comunidade, os trabalhadores ferroviários foram agentes de desenvolvimento e de progresso fundador da história que hoje se evoca como experiência que é necessário projectar para o futuro dos caminhos de ferro ao serviço do povo e do país.

Gerações de ferroviários, de diferentes ideologias politico-sindicais, com e sem partido, sofreram ao longo de decénios a repressão e arbitrariedade por terem ousado erguer a voz na defesa dos seus interesses de classe e dos trabalhadores.

Os ferroviários estão ao lado do  MFA, quando emergem os dias magníficos de Abril de 1974, em que o levantamento dos militares e a revolta do povo demoliu o poder despótico e corrupto. Depois dos acontecimentos clarificadores de 11 de Março de 1975, com a derrota da tentativa contra-revolucionária, o mês de Abril foi muito importante para os ferroviários. No dia 5, num grande plenário no Pavilhão dos Desportos, reivindicam a nacionalização da CP- Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses – concretizada em 16/04/1975, com a publicação do Decreto Lei n.º 205-B/75.

Em 16/04/1975, com a publicação do Decreto–lei nº 205-B/75 é nacionalizada a companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses – CP. Com o acelerar do processo revolucionário, o I Acordo Colectivo de Trabalho é negociado em 24/04/1975 e em 21/05/1976 é constituída a Federação dos Sindicatos Ferroviários com sede em Lisboa.

O ALMOÇO/CONVIVIO (Feijoada de choco), tem Inscrições limitadas e deve ser feito até dia 24 de Abril para Tm: 919222186 ou patrimonioferroviariobarreiro@gmail.com.

MOVIMENTO CÍVICO DE SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO FERROVIÁRIO DO BARREIRO

ASSOCIAÇÃO BARREIRO – PATRIMÓNIO MEMÓRIA E FUTÚRO

SUB – Comissão Trabalhadores do Barreiro/Linha do Sado da CP- Comboios de Portugal E.P.E

 

You must be logged in to post a comment Login