DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS MOSTRA DOCUMENTAL NO FORUM BARREIRO

DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS MOSTRA DOCUMENTAL NO FORUM BARREIRO

Comissões de BairroNo Dia Internacional dos Arquivos, a 9 de junho, a Câmara Municipal do Barreiro, através do seu Arquivo Municipal, irá promover uma mostra documental sobre as Comissões de Moradores no Concelho, no Forum Barreiro, durante o seu horário de funcionamento.

Estas associações populares, a maior parte hoje extintas, produziram um conjunto documental que, passados 40 anos sobre o 25 de Abril, corre o risco de desaparecer. Ciente desta situação, a CMB, através desta mostra, pretende chamar a atenção para estas Comissões, apelando à sua preservação, através de doação, ou incorporação no Arquivo do Município dos poucos vestígios ainda existentes destas organizações de poder popular.

Recorde-se que o Movimento Unitário de Moradores surgiu logo após o 25 de Abril de 1974. As pessoas auto-organizaram-se ao nível dos locais de residência em associações de base territorial e, um pouco por todo o lado, surgiram Comissões e Conselhos de Moradores, de Bairro e de Rua, eleitas democraticamente em assembleias populares, onde todos os membros podiam votar e ser eleitos.

Segundo documentos existentes no Arquivo Municipal, no Barreiro, poucos dias após a Revolução – em 13 de Maio de 1974 – surge uma das primeiras comissões a nível nacional, a Comissão do Bairro 3, no Alto do Seixalinho (existente até hoje).

Contudo, no final de 1975 existiam já diversas comissões de moradores no Concelho, designadamente: no Bairro 2 (Verderena); Bairro 3 (Alto do Seixalinho); Bairro 4 (Bairro das Palmeiras); Bairro 5 (Piscina); Bairro 6 (Palácio do Coimbra) e Bairro 7 (Convento), todas na área urbana da então Vila do Barreiro. Nas outras freguesias existiam Comissões de Moradores em Palhais, em Santo António da Charneca, na Vila Chã, na Quinta dos Amassadores, na Quinta do Torrão, a Comissão Revolucionária de Moradores em Coina, Comissão de Moradores de Covas de Coina, Comissão de Moradores de Quinta da Areia, da Penalva, do Bairro da Liberdade (Penalva), Comissão de Moradores da Fonte do Feto e Fonte do Feto zona Sul e na freguesia de Santo André existiam, além da Comissão de Bairro da Quinta da Lomba e do Bairro 25 de Abril, mais 5 Comissões de Bairro. Na freguesia do Lavradio existiam as Comissões de Bairro das zonas 1, 2 e 3.

Além destas estruturas regista-se, ainda, a existência do Conselho de Moradores (Nicola) que coordenava toda a atividade do Movimento Unitário de Moradores, ao nível concelhio.

 

CMB 2014-06-05

You must be logged in to post a comment Login