Remadores do Clube Naval Barreirense (CNB) com grande desempenho nos campeonatos nacionais de velocidade.

Remadores do Clube Naval Barreirense (CNB) com grande desempenho nos campeonatos nacionais de velocidade.

REG NACIONAL GRUPO COMP2014 jpgNas Regatas Nacionais de benjamins, infantis, iniciados e juvenis, que decorreram nos dias 12 e 13 de Julho, na Pista de Montemor-o-Velho, dos seis remadores do CNB, quatro subiram ao pódio. Uma semana depois, a 19 e 20 de Julho, nos Campeonatos Nacionais de Velocidade em Sheell, também em Montemor-o-Velho, os dois remadores juniores do CNB presentes, João Raposinho e Miguel Costa, conquistaram a medalha de ouro e de bronze, respetivamente.

Participaram na categoria de infantis, todos em Skiff, a Joana Ramalho, a Mariana Virtuoso e o Ricardo Heitor, as primeiras, na sua estreia em participações a nível nacional. A Mariana Virtuosos, obteve o 1º melhor tempo na 2ª eliminatória e a Joana Ramalho o 3º na 1ª eliminatória. Feitas as contas, ambas passaram à final A (6 melhores tempos das eliminatórias). Aí, com uma prova de muito bom nível e extremamente disputada, a Mariana Virtuoso conquista um excelente 2º lugar e a respetiva medalha de prata, a 1 segundo da primeira classificada. A Joana Ramalho, com menos tempo de prática, atingiu, ainda assim, um louvável 5º lugar.

O Ricardo Heitor, no seu primeiro ano de infantil, obteve a 5º lugar da eliminatória, o que correspondeu ao 12º tempo que o “atirou” para-a final B, onde alcançou a 3ª posição. Para além do seu primeiro ano na categoria, o seu pouco peso foi fator prejudicial perante o vento que se fazia sentir.

Marta Nobre e a Júlia Martins alinharam em Double Scull iniciado, categoria que contava com concorrentes “de peso”. De facto, as tripulações do Ginásio de Faro e do Caminhense eram de estatura de respeito, face à das remadoras barreirenses. Ainda assim, numa regata em final direta, bateram-se taco a taco até a diferença de estatura ditar a diferença e o resultado. A superioridade técnica evidenciada pelas jovens barreirenses não foi suficiente para anular a maior compleição física das adversárias. Terminaram na 3ª posição (medalha de bronze), atrás das jovens farenses (1ª) e das jovens caminhenses (2ª).

João Lopes participou em Skiff juvenil na regata que maior concorrência apresentou. Foram 30 os candidatos, divididos e 5 mangas eliminatórias de 6 remadores. Apuravam-se para a final A os seis melhores tempos do conjunto. O remador barreirense atingiu o 6º melhor tempo, correspondente ao derradeiro lugar que conferia direito a estar na final A. Já na final, consegue melhorar muito a sua prestação e obter a 3ª posição e a respetiva medalha de bronze. Foi uma prova de enorme esforço, em que só nos últimos 200 metros conseguiu deixar para trás o remador do CDUP com quem se bateu ao longo de toda a regata. Uma conquista da garra e da combatividade!

No fim de semana seguinte (19 e 20 de Julho), foi a vez das categorias maiores (juniores e seniores) da modalidade se apresentarem em Montemor-o-Velho para a disputa dos respetivos campeonatos.

O CNB participa com uma pequena comitiva: os juniores João Raposinho e Miguel Costa ambos em Skiff. Mas se a comitiva foi pequena, os resultados foram grandes. O João Raposinho conquista o título nacional e o Miguel Costa a medalha de bronze. Aliás o percurso até à final foi 100% vitorioso. Num sistema diferente dos mais jovens – aqui a progressão faz-se por eliminatórias, repescagens, semifinais e finais, contando a posição em cada uma das etapas e não os tempos e quem alcança as duas primeiras posições nas eliminatórias passa diretamente às semifinais sendo as repescagens efetuadas para apurar os restantes. Como ambos conquistaram a o 1º lugar nas respetivas eliminatórias passaram diretamente às semifinais onde também conquistaram as primeiras posições. Chegados à final A, obtiveram a 1ª e a 3ª posições com alguma naturalidade. O João Raposinho começou mais lento, como, aliás, é habitual. Aos 1000 metros ultrapassa com toda a facilidade e naturalidade o seu opositor do C. N. Setubalense alargando progressivamente a distância, terminando com cerca de 4 barcos de vantagem (cerca de 30 m). O Miguel Costa teve uma “luta” renhida com o também Barreirense Eduardo Sousa, dos Ferroviários, logrando ir mantendo a vantagem que lhe garantiu o bronze. Ficou a impressão de que poderia ter ido mais além, visivelmente mais preocupado em “fugir” do remador que o perseguia do que ir ao alcance do que o precedia. Faltou-lhe para isso a aceleração final.

De referir que o João Raposinho fez o pleno da época (a chamada “triplete”, em linguagem futebolística) ao conquistar o ouro no Campeonato Nacional de Fundo (em Quadri Scull com Miguel Costa e dois remadores do C. N. Setubalense), no Campeonato Nacional de Remo Indoor e agora no Campeonato Nacional de Velocidade. Integra ainda a Seleção Nacional Júnior que nos próximos dias 1, 2 e 3 de Agosto, disputará a Taça Europeia da Juventude em Libourne, França.

Um clube pequeno na dimensão, mas enorme da eficácia e eficiência desportivas!

Facto a realçar é que nesta regata os quatro primeiros classificados pertencem todos a clubes do distrito de Setúbal.

Clube Naval Barreirense

 

 

You must be logged in to post a comment Login