Nos dias 18 e 19 de outubro, pelas 21:30h, o Grupo de Teatro Singular, do Ginásio Atlético Clube, vai subir ao palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, com a peça de teatro “Dona Rosinha, a Solteira”.
Sinopse:
Imaginemos o cenário: um jardim ao fundo cheio de lindas flores, rosas.
Rosita é uma jovem órfã, criada com todos os mimos pelos tios. Guarda para todo o sempre, o primeiro amor, o primo, o seu noivo.
Ela é de uma alegria contagiante. Mas a mocidade tira todas as possibilidades e realizações de Rosita.
Os pais do primo adoecem e o noivo é obrigado a ir para o Interior tratar da herdade da família. Os jovens noivos fazem planos, reafirmam as juras de amor e o moço parte numa missão, prometendo breve retorno. Rosita permanece continuamente a fazer o enxoval. O tempo passa e as dificuldades sucedem.
Os personagens envelhecem. O tio morre e deixa a casa e os móveis hipotecados. A tia, a ama, Rosita, as solteironas… Todos permanecem no mesmo cenário, convivendo com os sonhos juvenis da noiva e dos novos planos desenhados, nas cartas que ainda chegam na idealização do noivo distante há anos. Dona Rosita, envelhecida, não percebe o tempo e continua a vestir-se e a comportar-se como a jovem noiva, costurando e bordando novas peças para o enxoval.
A última esperança é um casamento por procuração, mas o documento nunca chega. Longa espera, até Rosita enterrar o sonho de se casar. O noivo contraíra matrimónio há muitos anos e já construiu uma vida longe dos ideais juvenis, apenas manteve esperanças de Rosita nas cartas que mandava eventualmente por não ter a coragem de romper o compromisso.
A peça encerra com a protagonista saindo da casa ao anoitecer, enquanto chove, para não ser vista pelos demais.
A entrada é gratuita, mediante reserva antecipada dos bilhetes.
Horário da Bilheteira:
De 3ª a sábado – 14:30h às 19:30h
Dias de espetáculo e cinema – uma hora antes do início do espetáculo ou sessão.
Os bilhetes podem ainda ser reservados, através do telefone 210 888 900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas têm de ser levantadas, no máximo, até 1h antes do início do espetáculo, com um limite de cinco bilhetes por reserva.
Fonte: Câmara Municipal da Moita
You must be logged in to post a comment Login