de 27 de setembro a 23 de novembro
O Auditório Municipal Augusto Cabrita recebe, de 27 de setembro a 23 de novembro, a Exposição de Fotografia de Susana Paiva “What remains” (A Invenção da Memória). A mostra inaugura no dia 27 de setembro, pelas 17h00.
“What remains” é uma alegoria que encerra o meu desejo de reinvenção da memória.
Partindo de uma partitura imaginária para chegar a uma partitura real, “what remains” foi criado com recurso a técnicas e materiais analógicos e digitais e processado por software de transcodificação da imagem em som.
Muito embora a exposição exiba apenas as imagens, e o som gerado fique reservado para apresentações performativas pontuais, o objetivo é que as imagens sejam ponto de partida de interpretação não apenas visual mas também sonora.- Susana Paiva
Biografia
Nasceu em 1970, em Moçambique.
É fotógrafa. Tornou-se fotógrafa ao longo dos últimos 20 anos, que foram anos cheios de aprendizagem e dúvidas.
Construiu a sua singularidade através de constante pesquisa e experimentação, descobrindo o seu ritmo, a sua zona de conforto e os seus conceitos favoritos.
Hoje sabe que é uma fotógrafa paciente que requer tempo para a contemplação, para a instalação num determinado espaço ou interação com um determinado assunto.
Descobriu que é uma fotógrafa que precisa de estar perto das coisas, para criar emoções – para mover e ser movida – e partilhar generosamente os projetos fotográficos e os ideais.
Entende agora que é empurrada por uma imensa necessidade de transfigurar a realidade e para navegar na poética dos fragmentos da vida cotidiana, e que a fotografia se tornou a sua primeira língua, substituindo gradualmente a palavra primordial na sua interação com o mundo.
Hoje sabe que, só quando compartilha as imagens que cria, assim como a paixão que tem pela fotografia, fica preenchida não apenas como profissional mas, mais importante, como ser humano.
Fonte: CMB
You must be logged in to post a comment Login