Clube EUROPEU do AESA, com a colaboração do INEM, promove MASS TRAINING

Clube EUROPEU do AESA, com a colaboração do INEM, promove MASS TRAINING

Cartaz SBVClube EUROPEU do AESA, com a colaboração do INEM, promove

MASS TRAINING de Suporte Básico de vida (SBV)

Auditório da ESSA (Escola Secundária de Santo André), 8 abril 2015

Na sequência de um acidente ou de uma doença súbita, a probabilidade de sobrevivência e recuperação das vítimas depende da capacidade de quem presencia o acontecimento saber quando e como pedir ajuda, e iniciar de imediato Suporte Básico de Vida. Neste sentido, a partir da próxima quarta feira, alunos e professores da Escola Secundária de Santo André vão estar melhor preparados para agir numa situação de emergência médica.

Amanhã, dia 8 de abril, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a convite do CLUBE EUROPEU do AESA, vai realizar um mass training de Suporte Básico de Vida (SBV), no Auditório da Escola Secundária de Santo André. Esta ação de formação vai decorrer durante toda a manhã e tem como público-alvo os docentes e alunos do 12º ano. Serão mais de 200 participantes com acesso ao workshop dado por profissionais do INEM.

Todos os participantes vão ter formação teórica e prática de SBV, estando destacados para o efeito 21 formadores do INEM. Depois de 45 minutos de aula teórica, os formandos vão ser divididos em grupos para aprender e praticar pelas suas próprias mãos as manobras de Suporte Básico de Vida.

A par da colaboração do INEM com a ESSA, também o Centro Hospitalar Barreiro Montijo EPE (CHBM) dinamizou dois workshops sobre Primeiros Socorros e SBV, para os auxiliares de acção educativa, nos dias 25 e 26 de março.

O Suporte Básico de Vida é um conjunto de procedimentos e metodologias padronizadas, que tem como objetivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação, de modo a manter a vítima viável até à chegada do socorro.

A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporado o mais cedo possível na vida de cada cidadão. Este tipo de iniciativa é uma oportunidade de incutir a perceção de que cada pessoa representa um elo no conceito de cadeia de sobrevivência, já  que…  todos os segundos contam!

 

Clube EUROPEU do AESA

Alzira Nobre

Manuela Rocha

You must be logged in to post a comment Login