Os trabalhos de reabilitação dos Reservatórios de Abastecimento de Água do Barreiro já estão terminados. Estes equipamentos, estruturais na rede de águas do Concelho e que contribuem para a manutenção da boa qualidade da água de consumo humano, afirmam-se, agora, como elementos marcantes da arquitectura da cidade.
Recorde-se que as obras de reabilitação incidiram nos reservatórios da Penalva, de Coina, da Vila Chã, elevado do Alto da Paiva e apoiado do Alto da Paiva, num investimento que ronda os 520 mil euros.
Os trabalhos realizados contemplaram, essencialmente, intervenções ao nível reabilitação das superfícies de betão e de revestimentos que estavam muito degradados e que careciam de intervenções profundas. O mesmo se fez nas partes estruturais dos reservatórios – pilares, vigas, etc., que também já apresentavam sinais de avançada degradação e exigiam intervenção.
De acordo com Carlos Humberto de Carvalho, Presidente do Município do Barreiro, a acção visou essencialmente garantir a manutenção destes órgãos, fundamentais para o abastecimento de água à cidade, promovendo assim a qualidade do serviço, mas também utilizar a sua notoriedade na paisagem urbana para marcar a importância do abastecimento de água municipal, que já conta mais de 75 anos de existência.
Pretende-se, assim, segundo o Autarca, “que os reservatórios de água marquem positivamente a cidade, e nos relembrem a todos a importância da água, dos recursos hídricos em geral e das infraestruturas municipais de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, uma realidade quase sempre invisível mas tão importante nas nossas vidas”.
CMB 2011-03-24
You must be logged in to post a comment Login