É assim que se dá o nome a um projecto dinamizado pela Associação Barreiro – Património Memória e Futuro em parceria com a Cooperativa Cultural Popular Barreirense e demais colectividades, grupos, associações e instituições, dando voz ao “Cante Alentejano”.
Foi a actividade que aconteceu no dia 24 de Março, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense, a que se chamou “O Cante Alentejano no Barreiro – Ensaio Aberto”, com a colaboração do Grupo Coral Alentejano “OS Amigos do Barreiro”.
Seguir-se-ão mais actividades com o intuito de preservar o património cultural imaterial e entender que o Barreiro é um destino de muitas culturas.
O seu reportório assenta nos valores mais genuínos do “Cante Alentejano”, mantendo assim a sua autenticidade e a riqueza melódica que diverge de região para região.
Assistimos às suas actuações em que cada uma delas era precedida de uma explicação por parte do Dr. Carlos Moniz, professor na Escola de Jazz do Barreiro e especialista na matéria.
O Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Barreiro”, formaram-se em Abril de 1976, resultante da vontade de alguns alentejanos oriundos do Baixo Alentejo – Cuba, Beja, Serpa, Almodôvar, Ourique – residentes no Barreiro. Dizem que formaram o grupo “para poderem ajudar a manter viva e a divulgar a cultura alentejana na sua expressão máxima: os seus cantares”
Foi uma 5ª Feira cultural bem passada, sendo um bom prenúncio para as outras actividades programadas, que se inserem neste vasto projecto.
Não faltem porque devemos usufruir e difundir a riqueza patrimonial que o Barreiro encerra.
Maria João Quaresma
Barreiro, 30 de Março de 2011
You must be logged in to post a comment Login