INAUGURAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES “25 ABRIL ATRAVÉS DAS ARTES – MOSTRA DE ARTISTAS LOCAIS” e “MOSTRA DE LIVROS PROIBIDOS”

INAUGURAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES “25 ABRIL ATRAVÉS DAS ARTES – MOSTRA DE ARTISTAS LOCAIS” e “MOSTRA DE LIVROS PROIBIDOS”

No dia 21 de Abril, pelas 21h00, a Câmara Municipal do Barreiro inaugura as exposições “25 ABRIL ATRAVÉS DAS ARTES – MOSTRA DE ARTISTAS LOCAIS” e “MOSTRA DE LIVROS PROIBIDOS”, na Galeria Municipal de Arte, no âmbito das comemorações do 25 de Abril.

A primeira exposição é o resultado do desafio lançado aos artistas da cidade, de diferentes gerações e diferentes domínios artísticos como a fotografia, a pintura, o desenho e a cerâmica. As obras expostas são da autoria de Isabel Mateus Braga, Vítor Felgueiras, Teodorico Teixeira Mendes, Isana, Sara Cruz, Augusto Mexa, Ana Pacheco, José Calado Mendes. A inauguração conta, ainda, com a presença do poeta António Alberto que declamará alguns poemas sobre o 25 de Abril.

Ainda neste âmbito, no dia 30 de Abril, realiza-se, pelas 16h00, no mesmo local, o encontro sobre a transformação e evolução das artes desde 74, com a presença do Presidente da Associação Artesfera, Francisco Palma, e do Presidente da Assembleia-Geral da Sociedade Nacional das Belas Artes, Rui Mário Gonçalves.

A exposição “Mostra de Livros Proibidos” nasce de uma recolha de livros alvo de censura na época do Fascismo e que, ainda hoje, existem nas Bibliotecas de algumas das nossas colectividades, nomeadamente, na Sociedade de Cultura e Recreio 1º de Agosto Paivense, na Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, na Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense, na Cooperativa Cultural Operária Barreirense, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense, no Futebol Clube Barreirense e no Luso Futebol Clube Barreirense.

A Autarquia considera ambas as iniciativas de grande relevância para a cidade e agradece a todos os artistas que aceitaram o convite para apresentar as suas obras, bem como, ao Movimento Associativo que disponibilizou o seu espólio.

Refira-se que as exposições estarão patentes ao público até 28 de Maio, com a promoção de vários encontros que integram a programação das comemorações que pode ser consultada em www.cm-barreiro.pt.

 

You must be logged in to post a comment Login