Trabalhos no IC32 originam uma revolução ao nível das acessibilidades
A Freguesia de Coina foi ontem, dia 20 de Abril, objecto de uma visita por parte do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho e eleitos municipais. Esta comitiva foi recebida por Juvenal Silvestre, Presidente da Junta de Freguesia de Coina, que conduziu a visita aos locais onde existem questões por resolver. Os trabalhos em curso para a construção da CRIPS – Circular Regional Interna da Península da Setúbal, prometem revolucionar as acessibilidades da Freguesia e do Concelho.
A visita pela Freguesia teve início na Praceta Projectada, onde se situam as instalações da Junta. Aqui, Pedro Santarém, responsável pela Divisão de Trânsito da CMB, esclareceu duas questões que importam resolver. A primeira prende-se com a remoção de dois veículos abandonados que, disse, fazem parte do processo de remoção de 200 sinalizados em todo o Concelho. “O protocolo com a empresa Ecometais está em fase de conclusão e os veículos serão removidos a curto prazo”. Em relação ao trânsito em Coina e à proposta de alteração respeitante à Rua Bartolomeu Dias (nas traseiras do CATICA) está em estudo o aumento dos lugares de estacionamento e a possibilidade de criar dois sentidos de trânsito, mas com passagem alternada, e devidamente sinalizada.
Junto da Estação Elevatória de Coina, construída pela Simarsul, Juvenal Silvestre chamou a atenção para a necessidade de abertura, ao público, das casas de banho que fazem parte integrante da Estação, assim como do arranjo da zona envolvente. Na rotunda da Estrada Nacional 10, a questão da limpeza volta a colocar-se. Os funcionários da Junta estão disponíveis para proceder à regular limpeza do espaço, mas necessitam de autorização por parte das Estradas de Portugal. Em ambos os casos, a Câmara Municipal comprometeu-se a envidar esforços de forma a conseguir solucionar as situações.
Junto da rotunda interior de Coina, a Junta solicitou à Câmara a colocação de um abrigo na paragem dos Transportes Colectivos do Barreiro por onde passam as carreiras números 5, 6 e 16. Responsável por esta área, o Vereador Rui Lopo informou a comitiva que a Autarquia vai adquirir seis novos abrigos. “Para além dos seis novos abrigos que estamos a adquirir, há mais dois ou três que estamos a retirar do centro da cidade porque
não têm expressão na sua utilização operacional. Assim sendo, ou um abrigo novo ou um recuperado virá aqui para o local que o Presidente da Junta referiu”. Neste caso, serão também os funcionários da Junta que irão ajudar na colocação do equipamento, e nas palavras do Vereador, “essa é sempre uma ajuda importante.”
Já no Alto da Malhada, no espaço envolvente ao Centro de Saúde do Barreiro – Unidade de Saúde de Coina, Juvenal Silvestre, mostrou o projecto da Divisão de Jardins e Espaços Verdes que já existe para recuperar o local. “Se a Câmara conseguisse arranjar o material, nós (Junta) dávamos a mão-de-obra”, disse. Em relação ao campo sintético que fica, igualmente, no Alto da Malhada a ideia da Junta é conseguir executar a obra por fases. De acordo com esta indicação, os técnicos da Câmara comprometeram-se em estudar o projecto de maneira a que a obra seja faseada.
A terminar a visita, a comitiva municipal foi constar in loco as alterações previstas para a Estrada Municipal 510-3 e em relação ao Caminho Municipal 1028 no âmbito das obras da CRIPS – Circular Regional Interna da Península da Setúbal. Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, contextualizou as obras em curso. “Ao nível da rede viária e ao nível das águas e saneamento existem, por parte do Município, um conjunto de trabalhos que queremos ver executados. Refiro-me à criação de novas rotundas, por questões de acalmia de tráfego, no caminho Municipal 1028 por exemplo”. As reuniões entre a CMB e quem está a fazer as obras (um ACE – Agrupamento Complementar de Empresas) estão a decorrer e em cima da mesa estão as propostas da Autarquia ao nível das acessibilidades: desvio e alargamento da 510-3, “e o que nós estamos a propor é que esse alargamento seja na sua totalidade e não só em parte. E a criação de duas rotundas, uma que substitua um entroncamento, actualmente em triangulo e a outra no fim, onde termina esta Estrada Municipal”, disse a título de exemplo o Presidente da CMB.
Está previsto que durante os meses de Junho, Julho e Agosto os trabalhos intensifiquem e as obras seja mais visíveis junto da população, assim como as alterações na circulação do trânsito. Segundo Juvenal Silvestre este conjunto de obras está previsto terminar no primeiro semestre de 2012.
Trata-se de uma revolução ao nível das acessibilidades afirmou Carlos Humberto de Carvalho.
CMB 2011-04-21
You must be logged in to post a comment Login