12 Junho 2011 | BARREIRO | NUCLEO artes plásticas
Pretendemos com este encontro realizar uma primeira reflexão quanto às relações de transferabilidade e contaminação que as artes contemporâneas estabelecem com o espaço público e mais precisamente com a identidade local e vice-versa.
Desde os anos 60, na arte contemporânea, muitos foram os artistas que utilizaram o espaço público e as paisagens como forma de intervenção, afastando-se do espaço tradicional das galerias, inicialmente com o conceito de site-specific de Michel Fried e mais tarde a ideia de “campo expandido” de Rosalind Krauss. Na década de 90 do século XX, em Portugal, diversas foram as experiências de curadoria local, programações e eventos artísticos em busca de novas dinâmicas culturais em regiões periféricas como alternativa aos grandes centros da cultura, nas quais se envolveram diversas instituições e outros meios locais, abrindo novos espaços de legitimação e reconhecimento, potenciadores de novas dinâmicas culturais, no sentido de aproximar a criação artística à recepção cultural.
Existe autoria local ou não? A arte contribui no prazer de fruição de um local? Que influência tem na memória local a criação dos artistas, poderão eles contribuir para reinventar novas funções para os lugares, enquanto activadores de experiências a múltiplos níveis?
O local poderá constituir-se como objecto de criação artística – e será que intervém nas dinâmicas de criação e de legitimação artística, tendo como fronteiras o espaço onde se vive ou se viaja?
O Arte e Local, onde todos poderão participar, intervir e questionar, deixará, certamente, questões em aberto para a realização de novos encontros, sobre a arte e o local, com a transversalidade que esse olhar nos exige.
Programa:
Painel 1 – 10h00 às 13h00
Tema: Autoria local na arte
Moderador: Fátima Romão (Artista plástico)
10h15 José Calado Mendes (Director do Departamento de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Palmela)
10h45 Carla Marina Santos (Vice-Presidente da Cooperativa Cultural Popular Barreirense e Ex-vereadora do Pelouro da Cultura da CMB)
11h15 Pausa
11h30 Sousa Pereira (Director do Jornal Rostos On-line)
12h00 Mónica Duarte (Assessora da Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Barreiro)
12h30 Debate
Almoço 13h00
Painel 2 – 14h30 às 17h00
Tema: O local na criação artística
Moderador: Pedro Miranda da Silva (Artista plástico)
14h45 Pedro Penilo (Artista plástico)
15h15 Daniel Figueiredo (Artista plástico)
15h45 Pausa
16h00 Francisco Palma (Artista plástico)
16h30 Debate
17h00 Encerramento
17h30 – Inauguração da Exposição de Artes Plásticas “Ficções e (des) Contextos”
Adozinda Silva; Aurora Bargado; Carlos Ribeiro; Celeste Beirão; Celeste Cantante; Fatima Romão; Francisco Palma; Luisa Azevedo; Manuela Lamy; Manuela Marques e Manuela Sobral.
“…Dando continuidade à ideia da experimentalidade das linguagens artísticas, que já esteve presente na exposição “Espaços de Tensão” em 2010, propomos, com a exposição “Ficções e (des) Contextos” apresentar práticas artísticas que criem uma reflexão sobre a descontextualização e hibridez nas artes plásticas num campo alargado das artes. No fundo, pretende-se, através das artes de instalação e da pintura de grande formato, reformular a ideia de suporte e de espacialidade, procurando estabelecer uma relação de interacção com o espectador.”
(A exposição poderá ser visitada até dia 29 de Junho, 5ª feira a Sábado das 15.30 às 19.30 horas)
Artesfera
You must be logged in to post a comment Login