“Um Concelho cada vez melhor, mais desenvolvido e sustentável só é possível com a colaboração de todos” disse Carlos Humberto de Carvalho
As Festas do Barreiro 2011, uma organização da Câmara Municipal, conheceram a sua abertura oficial na noite de sexta-feira, 12 de Agosto, no Espaço Institucional da Autarquia que, este ano, está localizado dentro do recinto da MEI, junto à Escola Secundária Alfredo da Silva. Na ocasião estiveram, para além do Presidente do Município, Carlos Humberto de Carvalho, os vereadores que integram o executivo municipal, os presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, o Contra-Almirante, Picciochi, Comandante do Corpo de Fuzileiros, António Augusto Pereira Leite, Comandante da Escola de Fuzileiros e Cardoso Ferreira, da Cooperativa Operária Barreirense “Os Corticeiros”.
Carlos Humberto de Carvalho lembrou que, em momentos de tantas angústias e de tantas dificuldades, “é nossa obrigação, construir, cooperar e dar passos no sentido de construir momentos de felicidade que complementem e se contraponham a essa situação. Queria que estas festas fossem, como é nosso anseio desde sempre, um espaço de partilha e de encontro, de momentos de convívio, de alegria e de bem-estar”.
O Autarca aproveitou este momento para voltar a agradecer a todos aqueles que com a Autarquia cooperam e tornam possível a realização destas Festas e acrescentou que essas mesmas entidades contribuem, ainda, para tornar “o nosso Concelho cada vez melhor, mais desenvolvido e mais sustentável. Isso só é possível com a partilha, com a colaboração e com o entendimento entre todos os agentes económicos, sociais, políticos, etc. É esta a nossa convicção – de hoje, de ontem e será de sempre”.
Quase a terminar, as suas palavras foram para os trabalhadores da Câmara que, através do seu trabalho e empenho tornaram possíveis estas Festas “e em particular para a Vereadora Mónica Duarte, pela coordenação de todos neste trabalho que, esperamos, seja um êxito durante dez dias”.
Carlos Humberto de Carvalho, saudou ainda os representantes da Marinha Portuguesa e da Escola de Fuzileiros de Vale de Zebro, bem como os elementos da Cooperativa Operária Barreirense “Os Corticeiros”, cujas exposições patentes na MEI convidou todos a visitar.
“Ao povo do Barreiro o nosso desejo de felicidades e as nossas boas-vindas. Muito obrigado a todos.”
Em seguida, teve lugar uma visita aos expositores presentes da MEI – Mostra Empresarial e Institucional, que este ano volta a contar com mais de seis dezenas de expositores, representativos da actividade social e económica da região e do Concelho. A comitiva protagonizada pelo Presidente da Câmara foi, igualmente, visitar os espaços das Tasquinhas e do Artesanato, bem como o espaço da Juventude e do Desporto.
Na primeira noite das Festas subiram ao Palco das Marés os HOMENS DA LUTA e não desiludiram os fãs que os aguardavam, ansiosos por escutar, ao vivo e a cores, ‘A Luta é Alegria’ que representou Portugal no Festival da Canção 2011.
Para esta terça-feira está agendada a actuação do Grupo ‘Companhia Limitada – Anos Dourados’ que fará um tributo musical aos Anos 60. A fechar a programação deste Palco, no Domingo, 21 de Agosto, o concerto, também às 22h00, será com EXPENSIVE SOUL.
As Festas Religiosas em Honra de Nossa Senhora do Rosário conheceram ontem, 15 de Agosto, um dos seus pontos mais altos com a realização da Procissão que voltou a reunir nas ruas da cidade largas centenas de pessoas.
Recordamos que, à semelhança do ano anterior, a 13ª edição do Concurso de Gastronomia Ribeirinha decorre em simultâneo com as Festas do Barreiro (onde originalmente começou). Até 18 de Agosto, são dez os pratos a concurso, confeccionados com produtos oriundos dos rios Tejo e Coina. Na próxima sexta-feira, 19 de Agosto, pelas 20h00, no Espaço Institucional das Festas, localizado no recinto da MEI, ficaremos a saber qual foi o prato que reuniu consenso por parte do júri e ao qual será atribuído o primeiro prémio do Concurso de Gastronomia Ribeirinha 2011.
ESPAÇO MALANGATANA – «GOSTO MUITO DE CANTAR E GOSTARIA MUITO DE SABER COMPOR. QUANDO ESTOU A PINTAR ESTOU A FAZER PARTITURAS. GOSTARIA MUITO QUE UM DIA ALGUÉM OLHASSE PARA A MINHA PINTURA E ENCONTRASSE NELA UMA CANÇÃO QUE EU CANTEI.»
O Espaço Malangatana, no recinto das Festas do Barreiro 2011, abriu as suas portas ao público na tarde de sábado, 13 de Agosto. Este local, cujo objectivo é o de prestar tributo ao Mestre Moçambicano que, entre 2001 e 2010, o Barreiro teve o privilégio de conhecer exibe várias fotos do artista (enquanto este esculpia no mármore o elemento escultórico “Paz e Amizade”), bem como alguns objectos pessoais utilizados pelo Mestre. Em pano de fundo, palavras e canções de Malangatana tornam este espaço de sons e imagens numa zona de mágica evocação e revisitação do trabalho do artista.
Na inauguração do Espaço, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, fez referência ao monumento escultórico mais importante do Concelho do Barreiro “o poema esculpido no mármore português” que Malangatana nos deixou para sempre, símbolo de amizade e de paz. “Tão importante como isso é a figura de toda a Humanidade que o Mestre foi, e é para sempre. Não só pela obra que deixou, como pelas cores que nos transmitiu, pela alegria dos seus quadros, mas acima de tudo pela partilha e solidariedade e pelas pontes que, com a sua presença, nos ajudou a construir. Desta forma quisemos partilhar convosco este espaço que ele habitou, onde viveu, riu, conversou e trabalhou.”
Emocionado, Carlos Humberto de Carvalho lembrou que a presença de Malangatana no Barreiro trouxe momentos de grandes emoções, “assim como é momento de grandes emoções este Tributo ao Mestre que de forma muito simples e muito singela quisemos prestar. Malangatana no Barreiro é uma figura para todo o sempre.” Neste sentido, o Presidente do Município agradeceu ao Forum Barreiro a cooperação prestada na realização desta iniciativa (Tributo) e na execução da própria obra que esta entidade financiou.
“É um momento marcante nas Festas do Barreiro este em que abrimos as portas do seu espaço. A Malangatana, à sua família e amigos (ao Firmino que esculpiu muitos dos seus desenhos no mármore), a todos, muito obrigado. Que o conteúdo da sua presença (as suas ideias) fiquem para todo o sempre!”
CMB 2011-08-16
You must be logged in to post a comment Login