A Casa de Pasto “Joaquim dos Petiscos” venceu o 13º Concurso de Gastronomia Ribeirinha, promovido pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), de 3 a 18 de Agosto último, inserido na programação das Festas do Barreiro, que, como se sabe, terminaram no passado domingo. Ensopado de Congro foi o prato apresentado por este estabelecimento do Barreiro Antigo. Em 2º lugar ficou “Zeppelin”, com “Linguado à Tia Rosa”, e em 3º o Restaurante “Lugar à Escolha”, com o prato “Arroz de Polvo à Lugar”.
A edição 2011 atribuiu, ainda, o Prémio de Mérito e Qualidade ao Restaurante São Miguel, que confeccionou Risoto de Polvo e Gambas, e o Prémio de Turismo, da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (ERTLVT), ao Restaurante Pátio Ibérico, que apresentou “Sabores do Pátio”.
Fizeram parte do Júri do Concurso o Presidente da CMB, os representantes da ERTLVT, Maria Clara Pereira, e da Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita (ACISBM), Eugénio Matos, o Chefe Francisco Fevereiro, Celeste Cavaleiro, e o técnico da CMB, Bruno Pimenta.
A Entrega dos Prémios realizou-se um dia após o encerramento da iniciativa, a 19 de Agosto, no espaço Institucional das Festas do Barreiro/MEI – Mostra Empresarial e Institucional.
Os restaurantes “Novo Horizonte” (Prato a Concurso: Cataplana de Safio), “O Carlitos” (Ensopado de Enguias), “O Marinho” (Choco Recheado à Marinho), Cervejaria Primavera (Caldeirada à Moda da Primavera) e “Taverna do Parque” (Arroz do Rio à Taverna) completaram a lista dos dez estabelecimentos a concurso. Todos receberam Diploma de Participação.
Iniciativa acarinhada
O representante da ACISBM sublinhou a importância da iniciativa. Ela “deve ser acarinhada por todos os agentes da restauração”, disse Eugénio Matos, deixando uma palavra de incentivo a todos os participantes independentemente da classificação obtida.
Os restaurantes apresentaram “menus excelentes” elogiou Maria Clara Pereira, destacando “algumas surpresas” e o facto da gastronomia ser “um dos primeiros produtos do nosso País”.
O Chefe Francisco Fevereiro realçou o “esforço dos restaurantes participantes” e a utilização da criatividade na apresentação de produtos diferentes.
Actividade importante para a economia do Concelho
“É parte da nossa cultura, da nossa vivência ribeirinha”, reconheceu o Presidente da CMB, sublinhando o contributo para a economia do Concelho.
O património dos rios Tejo e Coina, tão caro ao Concelho, pode ser, conforme referiu o Presidente da CMB, vivenciado através da gastronomia.
Carlos Humberto de Carvalho terminou a sua intervenção manifestando que serão feitos todos os esforços para “valorizar a restauração”, também ela, “uma forma de cultura”.
Marcaram ainda presença na Entrega de Prémios os vereadores Rui Lopo, responsável pelo Planeamento e Gestão Urbana, Carlos Moreira, com a Administração Geral e Patrimonial, e Mónica Duarte, com Cultura, Juventude e Inovação e Comunicação.
CMB 2011-08-22
You must be logged in to post a comment Login