O Forum Barreiro realizou hoje, dia 14 de Setembro, pelas 9h00, um exercício de simulacro que implicou a evacuação total do centro comercial. Este exercício, que tem carácter anual e faz parte do Plano de Emergência do Forum, serviu para testar a operacionalidade dos meios e das equipas envolvidas. Na reunião de balanço com todos os intervenientes a conclusão, de que tudo correu bem e dentro do previsto, foi unânime.
O alarme soou, perto das 9h00, no Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste e a informação foi breve – havia incêndio numa cave do Forum Barreiro. De acordo com o procedimento normal, foi enviada uma equipa de busca para averiguar, no local, aquilo que se estava a passar (incêndio numa viatura do piso – 1) e se havia vítimas a socorrer. A partir daqui foram tomadas medidas e montados os meios que, no terreno, se afiguraram mais rápidos e eficazes.
Caetano Beja, do quadro de Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste explicou que no local estiveram faseadamente duas equipas de busca, e que posteriormente foram montadas ‘uma linha de água’ e ‘uma linha de espuma’. Extinto o fogo foi transportado para o parqueamento um extractor “para fazer sair os fumos”. No local, registou-se a presença da Polícia de Segurança Pública que cortou o trânsito e impediu o acesso ao local, de forma a garantir a segurança do perímetro.
Caetano Beja disse, ainda, que chamar a PSP para o local, bem como accionar a Protecção Civil Municipal “é uma responsabilidade dos Bombeiros”.
No teatro das operações estiveram envolvidos um veículo urbano (de combate a incêndios) com seis homens; um veículo/tanque com três homens e capacidade para 13 mil litros de água e duas ambulâncias de socorro com um total de seis homens. No posto de comando estiveram presentes designadamente, elementos dos Bombeiros do Sul e Sueste e do Gabinete de Protecção Civil da Câmara Municipal do Barreiro.
Concluído o exercício, os intervenientes reuniram-se com a Administração do Forum para, em conjunto, fazerem uma avaliação do simulacro.
Miguel Ramos, responsável pela Administração do Forum Barreiro, referiu que “de uma forma geral não estamos habituados a simulacros e não reagimos de uma forma natural e espontânea colaborando de imediato com as regras e ordens que nos são dadas. Neste aspecto não é fácil termos a colaboração das pessoas que se vêem obrigadas a interromper as suas rotinas” ainda assim, considerou que este simulacro correu bem e adiantou querer que “no próximo simulacro já seja possível envolver público, envolver mais lojistas e ter o centro a funcionar, mesmo que parcialmente, para entendermos de que forma é que as pessoas reagem”.
Concluindo, Miguel Ramos disse que “temos os equipamentos e internamente o edifício e as nossas equipas estão preparadas para este tipo de situações mas queremos que as pessoas (a população) também estejam, daí a importância da realização destes exercícios”.
Defensor de que “as pessoas têm que ser motivadas a colaborar”, este responsável salientou, em relação ao simulacro desta manhã, a colaboração activa das entidades locais, Protecção Civil, Câmara Municipal do Barreiro, PSP e Bombeiros.
CMB 2011-09-14
You must be logged in to post a comment Login