“Projecto Eco-Escolas” Seis Bandeiras Verdes entregues no Concelho
A Quinzena da Educação 2011, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), em parceria com as juntas de Freguesia do Concelho, reúne um vasto leque de actividades, envolve dezenas de instituições e centenas de participantes. No contexto desta iniciativa, que decorre até ao final do mês, foram ontem, dia 12 de Outubro, atribuídas no Concelho seis ‘Bandeiras Verdes’ a igual número de estabelecimentos de ensino do 1º, 2º, e 3º ciclos.
Na EB 2º e 3º ciclo Padre Abílio Mendes, e antecedendo ao hastear da bandeira verde, a directora da escola valorizou o empenho de todos (professores e alunos) na conquista deste símbolo. Regina Janeiro, Vereadora da Educação da CMB, também felicitou os presentes pelo feito. “Queria dar-vos os parabéns, em nome da Câmara, por terem alcançado esta bandeira. Desejo-vos um bom ano lectivo e faço votos para que este ano trabalhem ainda com mais força e mais convicção. Queria felicitar toda a comunidade educativa, não só por esta iniciativa, mas por todas as outras que fazem ao longo do ano”.
Sobre a importância do Projecto Eco-Escolas falou Nuno Banza, Vereador responsável pela área do Ambiente na CMB. “Hoje vocês são uma das seis escolas que recebeu a Bandeira Verde do Eco-Escolas portanto estão de parabéns” disse, acrescentando que “no Agrupamento Padre Abílio Mendes há mais três escolas do 1º ciclo que também a ganharam ( EB1 nº 5, 6 e 8 do Barreiro). Esta bandeira traz uma grande responsabilidade, porque agora todos sabem que ganharam este prémio e que não o podem perder. Vão ter de continuar a trabalhar para que no próximo ano continuem a ter direito à bandeira do Eco Escolas, tanto aqui na Padre Abílio Mendes como nas escolas do 1º ciclo”, concluiu.
Aos discursos, seguiu-se o hastear da bandeira na EB 2º e 3º ciclo Padre Abílio Mendes e a entrega simbólica das bandeiras aos três estabelecimentos de ensino do Agrupamento.
Ainda durante essa manhã, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, juntou-se aos referidos vereadores e assistiu ao hastear da bandeira verde na EB 2º e 3º ciclo D. Luís Mendonça Furtado. Também aqui foi evidenciado o trabalho realizado, durante o ano lectivo anterior, em prol do Ambiente. “É por isto que o Eco Escolas deve existir”, referiu a responsável pelo estabelecimento de ensino, acrescentando acreditar que assim é possível “motivar os alunos para uma mudança de atitude drástica nas nossas actividades diárias. Quer na conquista de um melhor Ambiente, como na preservação da floresta e dos espaços verdes.”
De referir que a entrega oficial das seis Bandeiras Verdes Eco-Escolas, aos estabelecimentos de ensino do Concelho do Barreiro, teve lugar a 7 de Outubro último, em Oliveira de Azeméis, no âmbito da iniciativa anual «Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas».
Para além da Bandeira, as escolas galardoadas ostentam com orgulho a seguinte certificação: A Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education certifica que a Escola … obteve o título de Eco-Escola em reconhecimento do trabalho desenvolvido no ano lectivo 2010/11 em benefício do Ambiente.
De salientar que o Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/ Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola. O Barreiro é um Município aderente, desde 2005.
CMB 2011-10-13
You must be logged in to post a comment Login