ESTAVA …..

ESTAVA …..

Estava eu ontem a jantar com uns amigos, numa espécie de “entrada” para apresentação do livro “Tempo de Barbárie e Luta” de Miguel Urbano Rodrigues, e vi na TV o senhor primeiro ministro, vestido com fato de fino corte, bem penteado e maquilhado (coisas que andariam por uns quatro ordenados mínimos), nada ouvi devido ao bom ambiente em que estava inserido, porém aquela imagem fez-me lembrar os tempos das ditas “Conversas em Família”.

Hoje ao ver as parangonas  das primeiras páginas dos jornais, entendi o porquê daquela encenação de actor bem pago e apessoado.

Então, os títulos de um dos Jornais, que cito, diziam o seguinte:

“ … Reformados e funcionários públicos que ganhem mais de mil euros, perdem os subsídios de Natal e Férias …”;

“ … os mesmos que ganhem entre 485 e mil euros, ficam sem um subsídio…”

O governo esqueceu-se de dizer que os que ganham menos do que isso também pagarão a sua quota, com os aumentos  de bens de 1ª necessidade, transportes e medicamentos  … as tais medidas acessórias. Com tanta medida ainda há caldo entornado.

E ainda, para que o número de desempregados aumente, propõe o seguinte: “… os trabalhadores do sector privado passam a trabalhar mais 15 horas em cada ano …”;

PS. “ Tal como o “socialismo”, terão sido enviados para a gaveta os Contratos, Acordos e Leis do Trabalho? ….etc,,,,?

Outro título, pela sua focalização e brutalidade, apelou à minha atenção e dizia: “…PASSOS  ESMAGA A CLASSE MÉDIA”… SERÁ QUE A CLASSE MÉDIA, JÁ MÉDIA BAIXA  VAI NISSO?

Isto deixa-me pasmado, chego a pensar que sofro de amnésia ou tenho Alzheimer, mas lembro-me que antes das ultimas eleições o seu partido (digo PPD porque a sigla PSD foi uma forma de enganar o votante) tal como o senhor Presidente da República, temeroso   do senhor Jardim, afirmavam veementemente que não podiam ser pedidos mais sacrifícios aos portugueses . Foram eleitos e veio a amnésia.

Mas como diz o principio de LAVOISIER “ … nada se perde, tudo se transforma ..” o senhor Passos que estudou pela mesma “cartilha” com o anterior primeiro ministro, fizeram e fazem o que diziam que não iam fazer e vice-versa.

Uniram-se os dois (acordo prévio), por compromisso, à dita “TROIKA”, desculpam-se com os “mercados”, como se estes tivessem sido mandatados pelo VOTO, ou, então, desculpem-me a ignorância, já não há Países, Estados ou Culturas … HAVERÁ SOMENTE “MERCADOS” (designação de mercado é o local onde se faz negócio e transações, nem sempre clarasJ.)

Se com ar gasparino se impõe que os bens transacionados sejam taxados contributivamente  a 23%, deveriam (nos mercados), por uma questão de equidade,  os “cifrões” (capital) transacionados, ser sujeitos à mesma taxa. PORQUE NÂO?

Um nosso ex-presidente afirmou há tempo que. “ ..o povo tem o direito à indignação ..”, ainda não o ouvi por agora, como povo, repetir ou afirmar essa frase do lado do POVO que em tempos o elegeu.

Apesar de mal informado e desinformado por comentadores bem pagos que, de certo, não vão sentir a dita crise, o POVO é sábio e saberá mostrar a sua revolta e indignação. Que seja já por que o tempo urge …. Porque estas medidas vão a votos até ao fim do mês de Outubro.

Será de bom senso, ainda que formoso e não seguro, o líder do partido maior, nas bancadas da Assembleia da República vote contra tudo aquilo a que não está vinculado no acordo firmado com a TROIKA.

Um abraço fraterno para todos os almejam fazer parte de uma sociedade mais livre e justa, que tenha como ícone a igualdade de direitos e deveres.

ARFER

You must be logged in to post a comment Login