“A Escola Somos Todos Nós” Quinzena da Educação 2011

“A Escola Somos Todos Nós” Quinzena da Educação 2011

“Encontro com Alunos” Estudantes definem prioridades no Concelho

A Quinzena da Educação 2011 promovida pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), em parceria com as juntas de Freguesia do Concelho, inclui no seu programa encontros, em contexto de sala de aula, com alunos de vários níveis de ensino do Concelho. A 10 de Outubro, o 9º A da EBS/Quinta Nova da Telha, recebeu a visita de Regina Janeiro, Vereadora da Educação na CMB, numa clara aposta na partilha de vontades e na construção conjunta de um futuro diferente.

Foi desta forma que a Vereadora se apresentou aos estudantes que naquela manhã iriam ter uma aula diferente. “Vinha pedir que nos ajudassem, com as vossas opiniões, críticas e sugestões, a ter um Barreiro melhor para todos”.

Para quebrar as inibições iniciais, Regina Janeiro explicou qual é o seu papel na CMB, como funcionam as autarquias, e como funciona o sistema eleitoral. Contextualizou a área geográfica do Concelho e o número de habitantes disse que, actualmente, “somos 80 mil pessoas, já fomos 100 mil. Fruto do fim das fábricas e do emprego que elas geravam diminuímos a nossa população”. Estabelecendo a ligação com a actividade do município referiu acções e iniciativas desportivas e culturais, anualmente, realizadas pela autarquia e, nas quais, os jovens têm um papel fundamental.

Ruben, Beatriz, João, Marta e Joana foram alguns dos muito interlocutores deste debate que deixaram sugestões, opiniões e contributos para melhorar, a escola, as freguesias e o Concelho. Assim, ao mesmo tempo que uns falavam na construção de campos de andebol ou de voleibol, outros apontavam o dedo às construções particulares que começam e, por vezes, não acabam. “Eu dantes mandava papéis para o chão” dizia um. “Não, eu reciclo” afirmava outro. “Gostava que tivéssemos mais indústria para termos mais emprego”.

“Eu queria o TGV para ganharmos mobilidade”, “e eu apostava em painéis fotovoltáicos”, “olha eu apostava no Desporto”, “e eu limpava o rio, e melhorava as estradas” e as sugestões nunca mais acabavam.

Regina Janeiro, a ‘stôra’ como os alunos lhe chamaram durante toda a manhã, foi escrevendo as prioridades dos jovens alunos no quadro preto da sala e foi-as agrupando por sectores: Desenvolvimento Económico; Desporto; Ambiente; Educação; Obras; Cultura.

Encaixando tudo aquilo que tinham sido os contributos dos estudantes nas áreas temáticas, a Vereadora foi explicando quais são as prioridades e políticas do município e que acções estão, desde já, em curso, e que podem vir a resolver grande parte das questões apontadas.

Contudo, referindo de onde vem o dinheiro da Câmara, também explicou que “é necessário que vocês saibam que só conseguimos fazer coisas com as verbas que temos”.

No fim, e com quase tudo esclarecido, Regina Janeiro interpelou os jovens, lançando-lhes o repto”vocês é que sabem em que mundo querem viver, pois cada um faz a cama onde se deita. Nada na nossa vida nos cai do ar. Temos que trabalhar muito e agarrar com as duas mãos as oportunidades. Julgo que é altura de nos reorganizarmos e repensarmos as nossas prioridades”, disse em jeito de conclusão.

CMB 2011-10-19

You must be logged in to post a comment Login