Festa do 9º aniversário da Universidade da Terceira Idade encerra Mês Sénior 2011

Festa do 9º aniversário da Universidade da Terceira Idade encerra Mês Sénior 2011

O 9º Aniversário da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB) foi assinalado na tarde da passada sexta-feira, 28 de Outubro, com uma festa na Casa da Cultura, uma mostra do trabalho realizado ao longo dos nove anos de vida da instituição lançada pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB). A ocasião marcou, ainda, o encerramento do Mês Sénior 2011, que envolveu, em Outubro, milhares cidadãos.

Marcaram presença na sessão o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, e a Vereadora com a área da Intervenção Social, Regina Janeiro. Assistiram ao espectáculo, de “variedades”, que apresentou, durante toda a tarde inteira, as valências “multifacetadas”da UTIB, cerca de três centenas de pessoas.

“Continuar a crescer”

O Presidente da CMB fez questão de “relembrar todos aqueles que, durante este nove anos, trabalharam muito”. Enaltecendo o trabalho da Universidade, e destacando os números que atingiu, mostrou-se confiante no seu sucesso: “Com certeza vai continuar a crescer”.

Trabalhar “para as pessoas”, enfatizou Carlos Humberto de Carvalho, recordando a conjuntura que se vive. “Os concelhos existem porque existem pessoas”. “Mais do que gerir uma máquina que é a câmara, é preciso resolver os problemas das pessoas”, salientou.

Retrospectiva do trabalho

A Festa arrancou com a projecção de uma retrospectiva do trabalho da Universidade. Pelo palco da Casa da Cultura passaram o CorUTIB – Coro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (nascido a 4 de Abril 1993 e orientado, desde a fundação, pela maestrina Olga Panchenko, conta no seu currículo com vários projectos), o ritmo da bachata, acompanhado de uma dança coreografada, uma encenação de artes ao vivo, um sketch em inglês, um hino ao espanhol e a arte de dizer. Thriller, de Michael Jakcson, um hino à alegria, e, por fim, Parabéns a Você, acompanhado de bolo de aniversário, encerraram a sessão.

Pela tarde foi, ainda, reapresentado o resultado final da rubrica integrada no Mes Sénior, “Vivências”, que registou 11 testemunhos/memórias de idosos em centros de dia do Concelho – publicamente apresentados no espectáculo “Cantigas e Memórias do Nosso Tempo”, na tarde do passado dia 21 -, e entregues as medalhas alusivas aos vários torneios realizados durante o Mês Sénior.

O Mês Sénior, em Outubro, recorde-se, assinalou os dias internacionais do Idoso (1 de Outubro) e da Terceira Idade (dia 28).

CMB 2011-10-31

 

You must be logged in to post a comment Login