Hoje dia 11, foi a vez dos trabalhadores maquinistas efectuarem o seu período de greve a partir do período da tarde, integrado na luta geral do sector de transportes com uma adesão de 100%
Ao contrário do dia 8 em funcionaram alguns comboios, dado que greve marcada foi dos sindicados que representavam os trabalhadores revisores da linha do Sado e não de todos os trabalhadores.
Na qual aderiram á greve em 99,9%, apenas um trabalhador não aderiu todo o período de trabalho.
O motivo porque funcionaram alguns comboios deve-se ao facto de que os trabalhadores em greve foram substituídos por trabalhadores da categoria comercial (Bilheteiras) em que apenas se limitavam a dar partida ao comboio, desrespeitando assim a lei da greve.
No caso dos Maquinista, é mais difícil serem substituídos por trabalhadores de outra categoria.
Embora a noticia vinda a publico por um jornal da região, Com o titulo “linha do Sado fura greve” não esclarecesse os factos, porque muitos comboios estiveram a funcionar no dia 8 de Novembro, dando assim uma imagem errada da realidade.
Quem faz greve são os trabalhadores e não os comboios, e os trabalhadores abrangidos pelos pré avisos para o dia 8 de Novembro aderiram á greve!
José Encarnação
You must be logged in to post a comment Login