Politica de recessão para “acalmar os mercados” destrói a economia e faz disparar desemprego

Politica de recessão para “acalmar os mercados” destrói a economia e faz disparar desemprego

O INE acabou de divulgar os dados referentes ao desemprego do 3º Trimestre de 2011.

No estudo, analiso não só a taxa de desemprego oficial mas também a taxa de desemprego efectivo, que é muito superior, assim como algumas causas e algumas consequencias.

RECESSÃO ECONÓMICA FAZ DISPARAR TAXA DE DESEMPREGO EFECTIVO PARA 18,2% JÁ ESTE ANO – 1,042 milhões de portugueses já estão no desemprego, mas apenas 296,3 mil recebem subsídio de desemprego

A politica deliberada da “troika” FMI-BCE-CE e do governo PSD/CDS de recessão económica, e de destruição do tecido económico e social do país, para tranquilizar os credores, está a fazer disparar o desemprego. Segundo os dados que o INE acabou de divulgar, referentes ao 3º Trimestre de 2011, ataxa oficial de desemprego subiu para 12,4%, mas a taxa de desemprego efectivo, calculada utilizando também dados do INE (soma-se ao desemprego oficial os “inactivos disponíveis” e o “subemprego visível” que são trabalhadores que, apesar de estarem na situação de desemprego real, não são considerados nos números do desemprego oficial), atingiu 18,2%. É um aumento muito grande como mostra o gráfico seguinte construído com dados do INE.

ver estudo completo aqui: 46-2011-Desemprego-nao-para-crescer

Eugenio Rosa

Economista

 

You must be logged in to post a comment Login