Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade Apresentado ao Movimento Associativo
A iniciativa “Tardes de Quarta com o Movimento Associativo” cumpriu a sua terceira sessão com a abordagem do tema Segurança de Pessoas e Bens. O encontro teve lugar na passada quarta-feira, 16 de Novembro, no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro e contou com a presença do Chefe Cameira e do agente Queimado da Divisão da PSP do Barreiro.
A apresentação dos oradores convidados foi feita por João Gomes, técnico do Movimento Associativo da Câmara Municipal do Barreiro. Antes da explicação do «Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade» e respectivas valências, João Gomes considerou que quanto mais necessitarmos da intervenção da polícia ou de outras forças de segurança, no nosso dia-a-dia, mais o mundo retrocede, isto porque, defendeu, “num mundo evoluído não devia haver tanta necessidade de nos sentirmos seguros”. Contextualizando a iniciativa, João Gomes acrescentou que serve para ajudar as colectividades a não utilizarem o ditado: depois da casa arrombada trancas à porta.
Exactamente para tentar repor o sentimento de segurança o Chefe Cameira apresentou, às cerca de duas dezenas de pessoas presentes, as valências deste modelo de policiamento de proximidade e a forma como elas se inserem nos contextos sociais e laborais do nosso quotidiano.
Existe, neste âmbito: a Escola Segura dirigida à comunidade escolar; o Apoio 65 – Idoso em Segurança; a valência designada por Inovar – dirigida às vítimas de violência doméstica, um crime público punido por lei; existe o Comércio Seguro – mais vocacionado para o pequeno comércio; o Verão Seguro – dirigido aos veraneantes que se ausentam das suas casas em período de férias. Este programa tem início após terminar a Escola Segura e, a terminar as Ciclopatrulhas também são efectuadas durante o período de verão.
SEGURANÇA DE PESSOAS E BENS
– Conselhos úteis à população
Referindo que, por norma, todos nos encontramos desprevenidos, o Chefe Cameira deixou alguns conselhos de segurança a ter em conta.
DENTRO DE CASA – «Mesmo em casa feche a porta à chave; não a abra a estranhos; ponha um óculo e uma corrente de segurança na porta da entrada; certifique-se sempre de quem são as pessoas que lhe tocam à porta e tenha sempre em casa ou consigo os números de telefone de familiares ou amigos em que mais confia. Se não souber a quem telefonar marque 112 que, mesmo que sem saldo no telemóvel, o seu telefonema será canalizado para o destinatário mais adequado. Tenha pouco dinheiro em casa, apenas o necessário. E quando o tiver disperse-o pela casa, bem assim como os objectos de valor. Quando se ausentar de casa, deixar sempre fechadas as portas e as janelas e se puder deixe sempre uma luz acesa. Não deixe escritos na porta. Combine com os seus vizinhos, de confiança, as suas ausências de casa.Peça-lhes para não deixar acumular correio ou publicidade na sua caixa de correio e, se o entender, de 15 de Junho a 15 de Setembro, o agente de proximidade pode até às 20 horas visitar o exterior das residências cujos proprietários o tenham solicitado e vigiará as caixas de correio cheias. Nunca largue as chaves da sua casa, lembre-se de que toda a gente conhece os locais onde habitualmente se deixam as chaves guardadas no exterior da habitação.»
NA RUA – Saiba que perigos que pode enfrentar e planeie uma lista de compras, leve apenas o dinheiro que necessita, distribua o dinheiro pelos bolsos da sua roupa.
À NOITE «Evite andar sozinho na rua, e deve igualmente evitar o uso de objectos de valor, carteiras na mão ou no bolso de forma visível. As malas devem ser, sempre, usadas no lado contrário ao da rua e firmemente agarradas entre o braço e o corpo.»
Genericamente, todos devemos ter cuidado com o levantamento de dinheiro nos ATM’s (caixas multibanco) e devemos dar preferência àquelas que se encontram dentro das instituições bancárias pois dispõem de câmaras de vigilância. Ou seja, “não devemos facilitar, pois a oportunidade faz o ladrão”, disse o Chefe Cameira.
…/…
E o facilitismo é o maior amigo do burlão, acrescentou este agente da Polícia explicando que as burlas são uma relaidade no nosso Concelho. Norma geral o alvo da burla foi estudado previamente, ou revelou, nalguma situação, pormenores da sua vida que permitem a aproximação por parte do burlão com informações que criam confiança e empatia entre ambos.
Fica o conselho: Mantenha-se alerta quando se cruzar com pessoas suspeitas e não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança. Saiba que ninguém dá nada a ninguém e não caia no conto do vigário. ALERTE DE IMEDIATO A PSP OU A GNR pelo 112.
A terminar este capítulo o Chefe Cameira explicou, ainda, como actuam os burlões, de forma simples e eficaz e contou algumas histórias verídicas a este respeito.
Perto do fim, esta Tarde de Quarta com o MA ainda permitiu que fosse feita referência à existência de cinco Agentes de Proximidade, um em cada uma das seguintes freguesias do Concelho: Barreiro, Santo André, Lavradio, Verderena e Alto do Seixalinho. Ao nível do Programa Escola Segura os presentes foram informados de que funciona das 8 as 14 horas e das 14 as 20 horas, e que existem, actualmente, quatro agentes de serviço.
O tema da próxima sessão – “Internet e Páginas Sociais” foi, brevemente, aflorado pelo pelos agentes da PSP, pelo facto das redes sociais serem facilitadoras da criação de empatia entre vítima e burlões e pelo facto de nós revelarmos tudo, ou quase tudo a respeito da nossa vida particular.
Se quer saber mais sobre este assunto assista na próxima quarta-feira, dia 23 de Novembro, pelas 15h00, à última sessão deste ciclo, subordinada à temática “Internet e Páginas Sociais”. Esta sessão decorre no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro e tem como entidade convidada a UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro.
CMB 2011-11-18
You must be logged in to post a comment Login