Exposição de Fotografia de Cláudio Ferreira, Rita Carmo e Vera Marmelo até 26 de Novembro

Exposição de Fotografia de Cláudio Ferreira, Rita Carmo e Vera Marmelo até 26 de Novembro

A exposição de fotografia de Cláudio Ferreira, Rita Carmo e Vera Marmelo, patente ao público na Galeria Municipal de Arte, do Barreiro, vai ser prolongada até 26 de Novembro. A mostra inserida na Programação do Mês da Música, que, como a Câmara Municipal do Barreiro oportunamente divulgou, decorreu em Outubro no Concelho, tem as portas abertas de terça-feira a sábado, das 14h00 as 20h00.

Cláudio Ferreira e Vera Marmelo estão ligados ao Barreiro. Rita Carmo é considerada “a” fotógrafa de música do País. As imagens – algumas inéditas – balançam entre fotografia de retrato (Rita Carmo e Vera Marmelo) e de concertos (Cláudio Ferreira).

A Galeria Municipal de Arte encontra-se na Avenida Alfredo da Silva, nº 15. Telefone. 21 207 6759. Encerra domingos, segundas-feiras e feriados.

CMB 2011-11-22

BIOGRAFIAS

CLÁUDIO FERREIRA

Cláudio Ferreira nasceu em 1974, em Lisboa.

Estudou fotografia no Ar.co, entre 2000 e 2004. Foi bolseiro no 3º ano.

Frequentou o Cenjor em pós produção digital. É membro da direcção do Cine Clube do Barreiro e trabalha como freelancer em fotografia de arquitectura, publicidade, e produto.

Colaborou com a revista Happy Woman e, actualmente, com a Essential Lisboa e 12.

Fotografa o Barreiro Rocks, desde 2006 e colabora com o grupo de teatro do Barreiro, ArteViva, desde 1998. O seu trabalho passa também por fotografia de reportagem, retratos e alimentação.

Para além do trabalho comercial está também a desenvolver um trabalho mais autoral com especial incidência na paisagem e retrato social. www.claudioferreiraphoto.com.

VERA MARMELO

Vera Marmelo nasceu em Dezembro 1984, Barreiro.

Começa a usar a fotografia como meio em 2006. Passa por breves formações mas o grosso da sua aprendizagem surge através da tentativa-erro e da obsessão por ver e rever imagens. A fotografia apresenta-se-lhe desde o início como uma boa desculpa para se aproximar de novos sítios e pessoas. Desde sempre ligada à música, dedicou os últimos tempos a documentar muita da nova cena musical portuguesa contemporânea.

Em 2007, conclui o mestrado integrado em Engenharia Civil, no Instituto Superior Técnico. Trabalha nesta área desde então.

É ainda no IST que toma contacto com a fotografia, em 2005, ao frequentar o núcleo de fotografia da universidade (NAF). É esta a ferramenta que a vai ligar à música. Em 2005, alia-se a Tiago Sousa na extinta editora Merzbau, contribuindo como fotógrafa e assistente de produção. O seu primeiro contacto com o Festival OutFest surge em 2006 para expor, situação que se repete em 2008. Na edição de 2009, inicia a colaboração com os organizadores do festival e respectiva associação participando na curadoria e produção das Artes Visuais do festival. É também em 2009 que a convite do Museu da Música expõe um conjunto de imagens recolhidas entre 2007 e 2009 junto aos novos músicos portugueses. Em 2010, volta a expor em dois espaços – Atalaia 31 e na Loja de Discos Trem Azul.

É frequente a colaboração com músicos, artistas visuais e publicações de imprensa. Vive e trabalha entre o Barreiro e Lisboa.

You must be logged in to post a comment Login