A Câmara Municipal da Moita aprovou já as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2012. O orçamento reflecte o agravamento da crise económica e social que se vive no país e os condicionalismos económicos e financeiros que atravessarão o ano de 2012. Apesar disso, o documento assegura a prestação do serviço público e mantem-se o compromisso assumido em áreas como a educação, a promoção da cultura, do livro, da leitura, o desporto para todos, o apoio à actividade autónoma juvenil e ao associativismo, o ambiente e desenvolvimento económico.
Educação e Cultura
Na área da educação, o Município da Moita dará continuidade ao programa de requalificação do parque escolar e à manutenção de programas de apoio aos alunos carenciados, através da comparticipação dos transportes, do apoio à aquisição de livros e material didáctico e do fornecimento de refeições. No que concerne à cultura, desporto e movimento associativo serão mantidas no essencial as actividades e programas municipais
Território e Ambiente
De modo a dar cumprimento ao Plano Director Municipal, está prevista a realização de estudos, planos e programas, para preparar o concelho para os novos desafios da região. O processo de valorização da frente ribeirinha terá continuidade, através de uma intervenção de controlo, retenção e remoção do caudal sólido no rio da Moita e da preservação paisagística da marinha “A Freira”. No quadro da iniciativa governamental “Bairros Críticos”, em curso na freguesia do Vale da Amoreira, o Município manterá o seu empenho na continuação dos projectos delineados no Plano de Acção 2006-2013 e, relativamente aos compromissos da parceria “Vale Construir o Futuro” vão prosseguir a requalificação de espaços públicos municipais e os projectos de animação pela arte.
Em 2012, a Câmara da Moita vai manter as intervenções no âmbito da manutenção e conservação das vias do concelho. No sector do abastecimento de água, a autarquia prevê iniciar o programa de melhoria de todos os depósitos existentes, com prioridade para o depósito aéreo da Baixa da Banheira. E ainda no que diz respeito ao ambiente, prevê-se a entrada em funcionamento, em diversas áreas públicas e instituições, de uma vasta rede de oleões.
Acção Social e Desenvolvimento Económico
Ciente das dificuldades acrescidas que todos os munícipes atravessam, em particular das famílias mais desfavorecidas, a Câmara Municipal pretende facilitar o seu acesso a respostas sociais, nomeadamente com a continuidade do trabalho que se desenvolve no âmbito do Conselho Local de Acção Social da Moita (CLASM).
Num ano que se prevê de forte quebra económica, a Câmara Municipal terá um papel importante na promoção das empresas locais e, para tal, irá elaborar um portfólio empresarial, a disponibilizar na página da internet, para facilitar os contactos entre as empresas instaladas no concelho da Moita. No que diz respeito à organização de feiras de iniciativa do Município, está prevista apenas a realização da XIX edição da FECI – Feira Comercial e Industrial, em Setembro.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal da Moita serão agora submetidas à aprovação da Assembleia Municipal, que se realiza a 16 de Dezembro, pelas 21:30h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita.
Câmara Municipal da Moita
You must be logged in to post a comment Login