UHF, a banda de Almada estreia-se no tablado do Teatro Municipal Joaquim Benite

UHF, a banda de Almada estreia-se no tablado do Teatro Municipal Joaquim Benite

uhf

 1 de MARÇO SEX às 21H30,  SALA PRINCIPAL do Teatro Municipal Joaquim Benite

Haverá um som de Almada? E esse som nasceu esteticamente na e da envolvência urbana e industrial da margem que namora Lisboa, das sombras caídas do pórtico da Lisnave que domina solitário a corrida do rio? Estará nesta união de elementos o fermento da sonoridade maturada por adolescentes que firmaram como seu no céu o acrónimo UHF no Verão de ’78?
Das garagens e semelhanças de quatro paredes nesta cidade do beija Tejo, até uma colina sobre as enseadas do Mar da Palha no Seixal e finalmente nos fundilhos de um centro comercial na Costa de Caparica, corridos e correndo, os UHF insistiram na escrita de canções em português sobre o seu tempo, os ritmos e as rimas da paixão, o pulsar da cidade e as efusões que povoam o mundo sem qualquer sentido.
No ano redondo dos ’35 de UHF’, a banda de Almada estreia-se no tablado do Teatro Municipal Joaquim Benite com o espectáculo que reúne o som acústico ao fulgor eléctrico que os identifica e determinou um movimento de renovação da música portuguesa urbana: o rock português. A digressão ‘UHF 2013 – A Minha Geração’ parte de Almada.
UHF

Os UHF formaram-se em Almada em 1978. O primeiro EP da banda, o célebre Jorge morreu (1979), foi dedicado a um amigo do baixista Carlos Peres, falecido no Algarve depois de ter caído na toxicodependência. A segunda formação da banda gravou três álbuns de sucesso, À flor da pele, Estou de passagem e Persona non grata, após os quais se seguiram Ares e bares de fronteira e, com uma formação totalmente renovada, Noites negras de azul (1988). Em 2007, os UHF comemoraram o seu trigésimo aniversário, assinalando a efeméride com a pré-edição de um disco de raridades.

Intérpretes António Manuel Ribeiro (voz e viola) António Côrte-Real (viola acústica e voz) Ivan Cristiano (bateria e voz) Fernando Rodrigues (baixo, voz, bandolim e piano) Nuno Oliveira (piano, teclas, voz, bandolim e cavaquinho)
Roadies Renato Dias e Luís Simão
Som de Frente Jorge Morgado
Som de Palco Bruno Gonçalves
Iluminação Vasco Letria
Figurinos e Merchandising Carolina Ribeiro
Manager Catarina Tavares
Difusão e produção Nuno Santos

Duração: 1H30
M/6

You must be logged in to post a comment Login