“O Filme do Desassossego” Em exibição do Barreiro

“O Filme do Desassossego” Em exibição do Barreiro

“O Filme do Desassossego”, do realizador João Botelho, esteve em exibição, no Barreiro, em duas sessões na passada sexta-feira, dia 14 de Janeiro. Na primeira sessão, à tarde, dedicada ao público escolar, o actor Pedro Lamares conversou com os alunos sobre o filme e o livro no qual foi inspirado: “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa. A segunda sessão teve lugar no mesmo dia à noite e dirigiu-se ao público em geral.

“Filme do Desassossego” é uma adaptação de “O Livro do Desassossego”, assinado por Bernardo Soares, semi-heterónimo de Fernando Pessoa. É um livro fragmentário, podendo os textos ser organizados de diversas formas. No filme, João Botelho faz uma nova interpretação da obra e dos textos. Como explicou Pedro Lamares, que representa a personagem de Fernando Pessoa, João Botelho transportou o filme para os dias de hoje e recria a personagem do autor “descolando-a do nosso imaginário”.

Fora do circuito comercial, o “Filme do Desassossego” tem percorrido várias salas em todo o País, visando desta forma dignificar o filme e levá-lo a um público diferente, segundo referiu Pedro Lamares.

O actor salientou que este trabalho tem uma linguagem muito própria, aconselhando os alunos a “viajarem com o filme”.

Após a exibição, alunos e professores tiveram oportunidade de conversar com o actor e colocarem questões. Foram vários os elogios à direcção de fotografia e à representação de Cláudio da Silva, que interpreta a personagem principal – Bernardo Soares.

A narrativa do filme concentra-se em três dias e três noites e conta com a participação de dezenas de actores, em curtas participações, tais como Ricardo Aibéo, Monica Calle, Margarida Vila-Nova, Ana Moreira, Alexandra Lencastre, Marcello Urgeghe, Catarina Wallenstein, Rita Blanco, Alexandre Lencastre, entre outros, que dão corpo aos pensamentos de Bernardo Soares, enquanto este vagueia por Lisboa.

O actor Cláudio da Silva é o protagonista do filme, interpretando Bernardo Soares, o ajudante de guarda-livros que vai revelando os pensamentos do seu desassossego.

 CMB 2011-01-17

 

 

You must be logged in to post a comment Login