REUNIÃO DE CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO DESCENTRALIZADA EM COINA

REUNIÃO DE CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO DESCENTRALIZADA EM COINA

O Executivo Municipal esteve no dia 15 de fevereiro reunido em Coina. À tarde, as instalações da União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina serviram de palco para a realização da Reunião Pública de Câmara enquanto que, durante a manhã, a freguesia foi objeto de uma visita por parte do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho.

Reunião Pública de Câmara  

No período de ‘Antes da Ordem do Dia’ o Vereador Nuno Banza, responsável pela Sustentabilidade Ambiental, facultou à plateia breves informações relacionadas com as ações em curso no âmbito das suas competências. Em relação ao ‘COASTWATCH 2012’, informou que, à semelhança de anos anteriores, as atividades têm decorrido na extensa frente de rios que ‘envolvem’ o Concelho. Em relação aos Campos de Férias na Mata da Machada, Nuno Banza disse que estão a ser preparadas duas semanas de atividades para a pausa letiva da Páscoa, a saber de 26 a 30 março e de 2 a 5 abril. Em relação ao Eco-Escolas, Programa Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental, o Vereador referiu que, no Barreiro, atualmente, este programa envolve 11 instituições.

Responsável, nomeadamente, pelas áreas do Desporto, Cultura e Associativismo, Intervenção Social e Educação, a Vereadora Regina Janeiro informou os presentes que foi recentemente, entregue por parte da CMB, à Sociedade Portuguesa de Autores, uma candidatura para a ‘Melhor Programação Cultural Autárquica 2011’. “Candidatámo-nos” explicou, “porque achamos que a nossa programação tem muita qualidade, é bastante diversificada e toda a candidatura é fruto daquilo que é o nosso trabalho ao longo dos ciclos de programação com o Movimento Associativo com quem temos vários protocolos”.

Regina Janeiro disse ainda que existem ‘boas notícias’ em relação à Unidade de Saúde Familiar da Verderena. “Temos finalmente data apontada para a sua abertura que vai acontecer no próximo dia 25 de fevereiro (sábado) na presença do senhor ministro da Saúde (Paulo Macedo)”. 

Ainda antes da ‘Ordem do Dia’ a Vereadora Zélia Silva apresentou uma Moção subordinada ao «Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina (6 de fevereiro)».

Presidente da CMB reúne

com Associação de co-proprietários da Augi 18.I 

Durante a sua estada em Coina e a convite de Juvenal Silvestre, Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente da CMB e os vereadores Rui Lopo e Carlos Moreira reuniram, durante a manhã, com a associação de co-proprietários da Augi 18.I de Covas de Coina e, em seguida, foram conhecer o andamento das obras da CRIPS – Circular Regional Interna da Península de Setúbal.

“Consideramos que a obra mais importante da Freguesia é a AUGI de Covas de Coina”, disse Carlos Humberto de Carvalho durante a reunião, acrescentando que, pela parte da Autarquia, o alvará de Loteamento está praticamente em condições de ser emitido.

Traduzindo em números, a AUGI 18.I de Covas de Coina ocupa uma área de 60 hectares. Em causa estão 790 lotes, que rondam cerca de mil fogos. A dificuldade atual para a reconversão da AUGI, tendo em conta que a parte administrativa está resolvida, reside o facto de serem necessários cerca de 10 milhões de euros para a execução das obras.

Contextualizando a visita aos trabalhos em curso na CRIPS, o Presidente disse que “estamos a visitar uma parte das obras da Circular Regional Interna da Península de Setúbal, que integram o prolongamento do IC 32, e viemos perceber no terreno a complexidade destas obras”.

Viadutos e várias rotundas são já visíveis, mas o andamento dos trabalhos têm provocado alguns problemas junto dos residentes.

“Obras com esta dimensão têm sempre alguns pequenos problemas junto das populações locais e o que viemos fazer foi encontrar solução para os mesmos”, esclareceu Carlos Humberto de Carvalho não deixando de referir que, “ultrapassados os inconvenientes que estas obras sempre acarretam no período da sua execução, as pessoas vão ficar com muito melhores acessos e vão ver melhoradas substancialmente várias artérias, designadamente o caminho municipal 1028”. 

CMB 2012-02-16

 

You must be logged in to post a comment Login