Cerca de 20 alunos angolanos a residir no Barreiro foram recebidos, a 16 de fevereiro, por Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, numa sessão de boas-vindas nos Paços do Concelho.
Na ocasião estiveram, ainda, a Vice-Presidente Sofia Martins e os vereadores Regina Janeiro, Carlos Moreira e Rui Lopo. Otília Dias, Diretora da EST, marcou igualmente presença, bem como Isaac Rui Pedro e Paula Sá, representantes da “Universidade de Belas” – instituição privada, localizada no município da Samba, bairro Benfica, em Luanda.
Foi com palavras de agradecimento aos representantes da Universidade de Belas, que Carlos Humberto de Carvalho iniciou a sua intervenção dizendo que esta “é uma oportunidade para os estudantes angolanos virem a Portugal e permanecerem cá dois anos”. Refira-se que os estudantes estão a residir no Bairro de Santa Bárbara (Bairro Operário da CUF), na freguesia do Barreiro e a estudar numa instituição de ensino em Lisboa. O Presidente deseja que este venha a ser um polo para os universitários e espera, ainda, que a estadia seja “ótima do ponto de vista do estudo e das vivências”.
Protocolo assinado em Março
“Há laços muito importantes para aprofundar entre Portugal e Angola” referiu o Presidente que aproveitou o momento para anunciar, para o próximo mês de Março a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal do Barreiro, a empresa “Baía do Tejo” e a “Universidade de Belas”, instituição privada, localizada no município da Samba, bairro Benfica, em Luanda.
Em breves palavras, Carlos Humberto de Carvalho caraterizou o Concelho, com cerca de 80 mil habitantes e inserido na Área Metropolitana de Lisboa, esta com mais de dois milhões de habitantes. “Um Concelho de tradições operárias. Foi um dos maiores complexos químicos da Europa e o maior da Península Ibérica, para além de ter sido um polo ferroviário muito importante”, referiu.
Paula Sá, representante da Universidade de Belas agradeceu “a amabilidade com que a Câmara nos tem recebido desde o primeiro dia”. E acrescentou, “esperamos ser merecedores do voto de confiança que em nós foi depositado”.
CMB 2012 -02-16
You must be logged in to post a comment Login