No dia 1 de março, o CLASM – Conselho Local de Ação Social da Moita realizou mais uma sessão plenária, na Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, que, além de todos os parceiros do CLASM, contou com a participação da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, Ana Clara Birrento.
Na sua intervenção, a representante da segurança social anunciou que, a curto prazo, deverá começar a funcionar no concelho da Moita, uma cantina social. A instituição que irá promover este serviço será definida entre os parceiros do CLASM porque é a entidade que melhor conhece as necessidades da população. O Plano de Emergência Social foi outro dos assuntos focados pela diretora da segurança social de Setúbal, nomeadamente o acompanhamento de idosos em situação de isolamento, realçando a importância de todas as entidades envolvidas neste processo e também a sua articulação essencial com as forças de segurança.
No plenário, foi também aprovada a constituição da Comissão Social de Freguesia do Vale da Amoreira. Trata-se de um órgão da Rede Social que irá desenvolver um trabalho de parceria e articulação ao nível de todas as freguesias, tornando-se na primeira Comissão Social de Freguesia do concelho da Moita.
O CLASM aprovou igualmente o seu Plano de Ação para 2012, no qual estão definidas quatro prioridades: 1 – combater a pobreza das crianças, dos idosos e das famílias; 2 – corrigir as desvantagens da educação, formação/qualificação e emprego; 3 – reforçar a integração das pessoas com deficiência, imigrantes e minorias étnicas; 4 – promover uma Rede Social coesa e participada no concelho da Moita. Estas prioridades são constituídas por medidas e ações que têm em conta o trabalho de articulação entre os parceiros, optimizando, desta forma, os recursos existentes, para que a intervenção social no concelho da Moita seja ainda mais eficaz na resposta às necessidades da população.
Câmara Municipal da Moita
You must be logged in to post a comment Login