As iniciativas inseridas na programação do Mês do Teatro estão a decorrer, desde o início do mês, no Barreiro. Recorde-se que em março, o Concelho vai ser palco de muitas peças, conversas, oficinas, entre outras atividades relacionadas com esta arte. Também no âmbito do Mês do Teatro, está patente, na Biblioteca Municipal do Barreiro, a Mostra de Cartazes Antigos de Peças de Teatro no Barreiro.
EXPOSIÇÃO
De 5 a 31 de Março, a Sala multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro recebe a Mostra de Cartazes Antigos de Peças de Teatro no Barreiro, pertencentes ao espólio de José António Marques e guardados no Arquivo Municipal. Recorde-se que José António Marques, ferroviário barreirense, muito ligado ao associativismo, destacou-se pelo seu enorme espólio.
COMPANHIAS LOCAIS
Foi assim que aconteceu (a partir dos contos de Esopo) é o tema da peça da Associação Cultural Griot, em cena no Grupo Desportivo e Recreativo de Palhais, a 10 de março, pelas 15h00.
O Projéctor – Companhia de Teatro do Barreiro sobe ao palco da SIRB “Os Penicheiros” com O Pó, de José Meireles e encenação de Abílio Apolinário, até 17 março, à sexta-feira e sábado, pelas 21h30.
Mania das Grandezas, de Joracy Camargo e encenação de Lurdes Sales, pelo TESFAL – Teatro da SFAL vai estar em cena na URCD Coina (a 3 de março), GDR “Os Leças” (a 10 de março) e FC Quinta da Lomba (a 17 de março). Todos os espetáculos, com início às 21h30, tem entrada gratuita.
No Teatro Municipal, continua em cena As Fantásticas Aventuras de Alice… no Outro Lado do Mundo até final de Maio, aos sábados, pelas 16h00.
CONVERSAS À VOLTA DO TEATRO
Debate de ideias baseado no Livro Nobreza de Espírito, de Rob Rieman, é a proposta do Colectivo Vigilâmbulo Caolho para as Conversas à volta do Teatro, a 10 de março, pelas 17h00, no Convento Madre de Deus da Verderena.
FORMAÇÃO
As inscrições para as próximas oficinas – de Fotografia de Cena, de Malabarismo (ambas a 10 de março) e de Gigantones (a 11 de março) – podem ser efetuadas no Posto de Turismo da CMB – Mercado Municipal 1º de Maio. Telefone: 210990837
PARA A COMUNIDADE EDUCATIVA
No Teatro, as inscrições estão abertas para As Fantásticas Aventuras de Alice… no Outro Lado do Mundo, da Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro. As marcações para esta iniciativa, dirigida a alunos do 1º ciclo, podem ser efetuadas pelo telefone 962322205.
Histórias Encenadas – Alguns Dedos e Outros Tantos Segredos, também da Arteviva, é dirigida a escolas, bibliotecas e aniversários. As marcações podem ser feitas pelo telefone 962322205.
O Colectivo Vigilâmbulo Caolho apresenta Tudo se me tornou insuportável, exceto a vida, a 9 de março (1ª sessão: 15h00; 2ª sessão: 20h45), na Escola Secundária de Santo André.
Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama está em cena, a 6 e 13 março (às 10h30 e às 14h30), no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. É dirigido a escolas e crianças dos 5 aos 12 anos e tem marcações pelo telefone 210966537 ou e-mail biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt.
Em termos de oficinas Itinerantes para a Comunidade Educativa, as próximas são a de Expressão Dramática (todas as manhãs, exceto à quarta-feira) e de Teatro Informal e Animação (a 7 de março).
CMB 2012-03-05
You must be logged in to post a comment Login