No âmbito da programação da bibliotecaconVida, que decorre até 23 de abril, a sala multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro foi palco para a entrega/doação de 140 livros, um número que vai aumentar mas que faz crescer, desde já, a oferta deste espaço privilegiado de cultura barreirense. Resultado das preocupações sociais manifestadas pela Seguradora Império Bonança, esta doação ganha importância acrescida, “no momento particularmente difícil que vivemos”, disse a Vereadora da Cultura, Regina Janeiro.
Carlos Moreira, Vereador responsável pela área da Administração Geral e Patrimonial na Câmara Municipal do Barreiro (CMB) agradeceu à Império Bonança, através de Vítor Bandeira, o facto de ter oferecido estes livros ao Município do Barreiro. “Espero que este tipo de iniciativas possa perdurar por bastante tempo e que a Império possa continuar a contribuir para dar ênfase às iniciativas culturais da nossa terra”.
Vítor Bandeira, da Império Bonança, afirmou que a preocupação da empresa que representa não se esgota na relação comercial com o cliente – os prémios, os seguros, os sinistros – mas que também existe uma acentuada preocupação social, de que esta ação é exemplo. Respondendo diretamente ao repto do Vereador, afirmou que “na medida do possível, havemos de continua a apoiar. Esta é uma excelente iniciativa e cá estaremos para futuras oportunidade”.
Contextualizando que uma Biblioteca, hoje, tem muito mais valências do que as inicialmente existentes (aquando da criação das primeiras bibliotecas municipais), a Vereadora Regina Janeiro também afirmou que, ainda assim, não se deve perder de vista o papel central do empréstimo ou da leitura, presencial, das obras. “Mexer e sentir o cheiro do papel, sem que para isso o tenhamos que comprar, continua a ser fundamental”, disse.
Neste sentido, valorizou o ‘casamento’ que, agora, foi conseguido na tentativa de “procurarmos soluções criativas, para dar resposta à questão, como conseguimos melhorar os serviços que a Biblioteca presta aos munícipes?”
Disse ainda que “neste momento, particularmente, difícil esta ação ganha ainda mais valor”.
A razão pela qual só foram, ainda, entregues 140 livros tem que ver, segundo Regina Janeiro, com a preocupação da Seguradora em oferecer ao Município as coleções integrais das obras propostas.
Trata-se de livros técnicos, romances recém-editados e outras obras dirigidas ao público juvenil e infanto-juvenil. Desta coleção fazem, também, parte ‘Guias de Estudo’ diretamente relacionados com o programa curricular das escolas secundárias. As sugestões deixadas pelos leitores da Biblioteca também foram tidas em conta na aquisição destas obras cujo valor ultrapassa os dois mil euros.
O convite para que a população venha usufruir deste acervo foi lançado pela Vereadora da Cultura e reforçado por Isabel Soares, responsável pela Biblioteca do Barreiro, que anunciou ter sido (a 2 de abril) publicamente lançado o ‘cartão único da Biblioteca’ para uma utilização que visa o ‘empréstimo na hora’.
Dentro de dias e depois de devidamente catalogados, os livros estarão disponíveis e podem ser lidos presencialmente ou requisitados para empréstimo pelo público em geral.
Recorde-se que as iniciativas da bibliotecaconVida que decorrem até 23 de abril integram momentos musicais, apresentações de livros, exposições e visitas, bem como atividades infantis e juvenis.
Consulte toda a Programação em www.cm-barreiro.pt.
CMB 2012-04-04
You must be logged in to post a comment Login