Carnaval está a chegar ao concelho da Moita

Carnaval está a chegar ao concelho da Moita

Com o Carnaval à porta, preparam-se diferentes iniciativas para todas as idades, no concelho da Moita, para celebrar esta época de folia.

Para estimular a criatividade dos mais novos, as bibliotecas municipais da Moita prepararam um conjunto de ateliês especialmente dedicados ao Carnaval, onde cada um pode criar o seu disfarce. “Constrói a tua máscara de Carnaval” é o nome do ateliê, aberto à participação de crianças até aos 12 anos, que a Biblioteca Municipal de Alhos Vedros recebe nos dias 11 e 18 de Fevereiro, pelas 15:00h. Para 18 de Fevereiro, durante todo o dia, está também marcado um ateliê de pinturas faciais, para crianças de todas as idades, na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira.

As ruas das diferentes freguesias do concelho da Moita vão encher-se de cor, alegria e pequenos mascarados, com a realização dos habituais desfiles carnavalescos das escolas, no dia 17 de Fevereiro, a partir das 10:00h. Outro dos momentos altos do carnaval no concelho é o corso de Carnaval de Alhos Vedros. Este ano sob o tema “E se Alhos Vedros fosse um filme…”, o corso de Carnaval, organizado pela Sociedade Filarmónica Recreio União Alhosvedrense “A Velhinha”, com o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal da Moita, entre outras entidades e instituições, sai à rua a 19 e 21 de Fevereiro, pelas 15:00h. O cinema português, o cinema a preto e branco, o terror e os filmes fantásticos prometem animar este desfile que, seguramente, contará com a presença de algumas das mais famosas estrelas de cinema.

A encerrar os festejos de Carnaval no concelho, no dia 22 de Fevereiro, será recriado, pelo quinto ano consecutivo, por um grupo de amigos da Moita, o enterro do bacalhau – uma manifestação teatral com cortejo fúnebre, que ocorre tradicionalmente, na quarta-feira de cinzas, em diversas regiões de Portugal. A partir das 21:00h, junte-se à viúva, ao padre, ao coveiro e ao ajudante de coveiro, no Cais da Moita, e acompanhe o cortejo fúnebre do morto com muita sátira à mistura, pela Rua 5 de Outubro, Avenida Teófilo Braga e Rua Machado Santos. No final do cortejo, que termina junto ao cais, será realizada a Queima do Judas.

Câmara Municipal da Moita

You must be logged in to post a comment Login