A 15ena da Juventude que decorreu entre os dias 16 de março e 1 de abril contou com um total de 25 projetos multidisciplinares, provenientes de oito associações de carácter juvenil, cultural, desportivo e social do Concelho. De modo informal participaram, ainda, 12 grupos de jovens e alunos do ensino secundário do Barreiro com projetos que se centraram na Música. Maior dinâmica, aumento da diversidade e descentralização de projetos marcaram esta iniciativa em 2012.
As oito associações do Concelho que, este ano, protagonizaram as iniciativas da 15ena foram o Agrupamento de Escuteiros 1011, a OUT.RA – Associação Cultural, o Núcleo de jovens da SFAL, Hey! Pachuco – Associação Cultural, Grupo IGATO; MGBOOS – Associação de Dança; Associação da Tuna Académica da ESTBarreiro e o GS Chinquilho União 9 de Abril Lavradiense.
Os grupos (12) informais de jovens e alunos do ensino secundário do concelho tiveram a seu cargo a promoção de quatro dezenas de concertos nos quais fizeram a apresentações de projetos locais e nacionais. Incluindo, na abertura da 15ena da Juventude, as bandas promissoras “Pega-Monstro”, Kimo Ameba”, “Éme” e a “Pow!” (que durante o dia concretizaram “concertos-relâmpago” nas escolas secundarias e à noite invadiram o Grupo Desportivo Ferroviários dos Barreiro). Destaque, ainda, para o II Festival de Tunas e para o projeto Mi Casa Tu Casa, através do qual uma dezena de habitações da freguesia do Barreiro recebeu várias propostas musicais, abrindo portas ao público que quisesse participar.
Na Literatura, o enfoque foi dado às figuras dos grandes poetas nacionais e enaltecidas as suas obras através da declamação ou de pequenas encenações teatrais.
Marcaram, também, a programação desta 15ena, o Desporto com atividades, torneios e o passeio informal de bicicleta do Barreiro; na área das Artes Plásticas, esta iniciativa recebeu obras de vários jovens artistas no Espaço J, bem como 250 trabalhos no Concurso de Fotografia Augusto Cabrita. Neste âmbito, o primeiro prémio coube a José Filipe Santos, o segundo prémio foi para Miguel Garcia Henriques e o terceiro lugar coube a Pedro Ricardo Almeida.
As menções honrosas foram entregues aos trabalhos de Ana Karina Almeida, Nuno Gonçalo Colaço e Gonçalo Antunes Apolónia. O júri atribuiu, ainda, o prémio ‘Jovem Revelação do Barreiro’ a Frederico Vicente.
No último fim-de-semana (dias 30 e 31 de março e 1 de Abril), o Barreiro recebeu mais de 500 participantes, na sua maioria jovens do ensino secundário, na V edição da Lan Party ESAC 2012, o que faz deste um dos maiores eventos do País.
Este último fim-de-semana ficou, igualmente, marcado pela realização do Festival “Curtiça” que teve lugar no Convento da Verderena, tornando-o num espaço de envolvência artística da cidade e arredores. Durante três dias por ali passaram artistas plásticos, músicos, escritores, artesãos, animadores e atores de teatro de rua, de várias gerações.
Pela dinâmica impressa ao evento, pela diversidade e descentralização de projetos, e pelo aumento da participação dos jovens (com projetos apresentados), a Organização conclui que há uma cada vez maior capacidade de participação coletiva, que se traduz na vontade generalizada de reaproveitar os vários espaços existentes conferindo-lhes novas dinâmicas e criando/conquistando novos públicos para a 15ena da Juventude.
CMB 2012-04-03
You must be logged in to post a comment Login