CENTRO SOCIAL PAROQUIAL PADRE ABÍLIO MENDES

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL PADRE ABÍLIO MENDES

Novas instalações respondem às necessidades dos idosos do Concelho

As novas instalações do Centro Social Paroquial Padre Abílio Mendes foram inauguradas, no dia 20 de Janeiro, na presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, do Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis e do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho. «Deus quis, a Direcção sonhou (durante 10 anos) e a obra foi nascendo», disse Vitória Silva emocionada, na sessão formal com as entidades oficiais.

A vice-presidente da instituição começou por agradecer ao homem que iniciou esta obra “Padre Abílio Mendes que nos inspirou e continua a inspirar” quantificando, em seguida, a capacidade do equipamento. “As novas instalações têm uma capacidade definida, em acordo de cooperação, para 60 utentes em Centro de Dia e para 100 utentes no Apoio Domiciliário”. O custo total da obra, disse, foi de 1.078.955,30 euros, dos quais a Câmara Municipal do Barreiro comparticipou com 150 mil euros.

O Padre António Estêvão, Presidente da Direcção da Instituição, proferiu uma Acção de Graça na qual associou a edificação desta obra à ideia de ‘uma plantação da qual se cuida’. Um é aquele que semeia e outro é o que recolhe, disse o pároco da comunidade paroquial de Santa Cruz do Barreiro, acrescentando que esta não é uma nova obra sociocaritativa, mas antes a mesma (que já existe há mais de 50 anos) transplantada para este novo edifício. Na sua opinião, é necessário “fazer ver que esta obra da Igreja, feita e refeita por tantos, é uma obra renovada e aberta ao futuro”.

D. Gilberto Canavarro dos Reis, Bispo de Setúbal, endereçou palavras de homenagem ao mentor desta obra – Padre Abílio Mendes – que consolado pela consolação de Deus, se tornou consolador de outros – e lançou aos responsáveis pela instituição três desafio: o desafio da identidade, o desafio da autonomia e o desafio da criatividade.

Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal, referiu que o Diagnóstico Social do Concelho do Barreiro (estudo feito pela Autarquia no âmbito das dinâmicas sociais concelhias) aponta, precisamente, dificuldades existentes no domínio da 3ª idade. “É aqui que se situam os nosso maiores problemas” disse.

Contudo, adiantou, “o puzzle da vida é dinâmico e sempre em movimento e construção. O Autarca sublinhou a sua total disponibilidade e empenho para, em conjunto, com a Administração Central, as IPSS’s, o Movimento Associativo, empresas e populações, “encontrarmos resposta para a multiplicidade de problemas crescentes, particularmente nas áreas sociais.” Sublinhando a imensa importância que a Autarquia dá “às instituições que trabalham no Concelho e que procuram resolver carências iminentemente sociais”, o Presidente do Município enfatizou o facto de o Barreiro ser “uma terra de cooperação, de associativismo e de solidariedade”. A terminar, informou os presentes de que no dia 10 de Fevereiro, haverá um Encontro sobre Economia Social onde se irá sublinhar a importância do papel de dinamização da economia local.

Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social agradeceu “sentidamente” o convite que lhe foi endereçado até porque, disse, “aqui o grande esforço foi vosso”. Contextualizando a inauguração, o Secretário de Estado, referiu ter sido possível que muitos equipamentos sociais abram no Barreiro, praticamente ao mesmo tempo, porque isso corresponde ao materializar do Programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (que ao Barreiro chegou na sua 3ª e última fase, destinada às creches e às Áreas Metropolitanas). “Com esta obra incluída posso dizer que são mais de 7 milhões de euros investidos em equipamentos sociais no Barreiro, até ao momento. E as instituições estiveram à altura do desafio. E estes equipamentos já estão ao serviço das famílias do Concelho”. Fruto de um Acordo de Cooperação celebrado entre o Estado e o sector das instituições sociais, todos os anos vão ser transferidos para esta instituição cerca de 350 mil euros. “É uma boa maneira de gastar o dinheiro dos nossos impostos, investindo nas pessoas” afirmou. A terminar, disse que esta rede de equipamentos sociais, este modelo social e este equipamento em concreto “deve orgulhar os barreirenses”. Está à altura do melhor que se faz na Europa”.

CMB 2011-01-24

You must be logged in to post a comment Login