O Museu do Trabalho Michel Giacometti – C.M.Setubal, contém um amplo espólio etnográfico legado de Michel Giacometti, produto de um trabalho exaustivo de estudo, recolha, preservação, divulgação e salvaguarda de um importante património cultural, material e imaterial, com raízes nas tradições nas tradições populares, na vida e no trabalho, importantíssimo contributo para os estudos da etnografia portuguesa.
No ano em que o Museu do Trabalho Michel Giacometti comemora o 25º aniversario, acolhemos a exposição de pintura “Mascaras Rituais do Douro e Trás-os Montes” onde Balbina Mendes nos mostra, na sua obra de com elevado nível artístico, imagens tradicionais de uma cultura que não se quer perdida, centrada em máscaras recriadas de rituais pagãos e religiosos das regiões de Aveleda, Constantim, Varge, Baçal, Salsas, Lazarim, Podence, Vale do Porco, entre outras localidades do Douro e Trás-os-Montes, uma homenagem a um património que importa preservar.
Os rituais do Norte Transmontano e Duriense vivem de um trabalho artesanal de feitura de máscaras e de fatos que serão envergados pelos ‘rapazes’ nas Festas do Ciclo do Inverno, que vai de Novembro ao Carnaval.
Os carochos, os caretos, a Festa dos rapazes, os casamentos, a Encomendação das almas, são âmagos singulares de uma cultura antiga que se podem encontrar naquelas regiões.
Esta exposição permitirá assim aceder a um trabalho de levantamento etnográfico exaustivo, que defende e perpetua estas manifestações culturais populares, cuja origem se perde no tempo e a uma exposição de pintura original e artisticamente relevante.
Com a apresentação por Amadeu Ferreira no dia da inauguração
CAMARA MUNICIPAL DE SETUBAL
MUSEU DO TRABALHO MICHEL GIACOMETTI
You must be logged in to post a comment Login