“Plano de Urbanização para o Território e área envolvente” e admissão de um novo sócio no Rotary Club do Barreiro

“Plano de Urbanização para o Território e área envolvente” e admissão de um novo sócio no Rotary Club do Barreiro

Realizou-se na 2ª. feira, dia 23 de Maio, a 47ª. reunião do ano rotário 2010/11, que teve

o prazer de contar com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Barreiro e do Sr. Vereador Rui Lopo.

No início da reunião foi eleito um novo sócio, o Companheiro Manuel Baptista Iria,

que agradeceu a distinção e afirmou tudo fazer em prol da comunidade.

Seguiu-se uma projecção de slides sobre o concelho e um debate que incidiu sobre o “Plano de Urbanização para o Território e área envolvente”.

Foram várias as questões colocadas pelos companheiros, conforme os temas que mais os sensibilizam. Assim, enquanto o Companheiro Pedro Gameiro questionou sobre a localização do futuro porto e as actividades a ele inerentes, o companheiro Manuel Fernandes pediu mais apoio da câmara ao associativismo e ao desporto.

O Sr. Vereador informou que o debate sobre a futura marina ainda não está terminado e que ainda falta ouvir entidades ligadas ao assunto.

Foi perguntado, pelo Companheiro Mário Pereira, sobre a ETAR e as obras no pavimento, junto ao hipermercado recentemente inaugurado. O Sr. Presidente informou que, na ETAR, tudo está a decorrer como previsto e que falta, apenas, um troço entre as duas estações elevatórias, que é da responsabilidade da empresa que lidera as obras.

Sobre o pavimento, explicou que uma das vias dessa avenida, foi conquistada ao mar e que o chão de cimento que foi feito não aguentou a camada de alcatrão. Houve alguns problemas de divergências com a empresa construtora que estão a ser resolvidos e os

trabalhos devem estar concluídos em Julho.

Foi, ainda, perguntado pelo Companheiro Carlos Vaz sobre as consequências da instalação da central de incineração de lixos e lamas, no Lavradio. Foi-lhe afirmado que tudo está a ser devidamente estudado e será dado conhecimento à população.

Finalmente o Companheiro Álvaro Gaspar mostrou-se preocupado com a assistência alimentar a cerca de 1700 pessoas, apoiada pelo Rotary Club do Barreiro, que tem vindo a sentir algumas dificuldades pelo aumento dos necessitados. Foi-lhe prometido algum apoio da parte da Câmara.

Também os pequenos comerciantes presentes se mostraram preocupados com a concorrência das grandes superfícies e a todos o Sr. Presidente ouviu e tentou encorajar.

A reunião terminou com o Presidente do Rotary Club do Barreiro, Companheiro Fernando Pires agradecendo a presença do  Presidente da Câmara e deixando algumas mensagens de esperança.

 Carlos Guinote

 

You must be logged in to post a comment Login