Comemorações do 38º aniversário do 25 de abril

Comemorações do 38º aniversário do 25 de abril

“Valeu a pena lutar. Tivemos a recompensa de Abril. Vale a pena lutar para defender a qualidade de vida, os direitos, o investimento público, o desenvolvimento”

As comemorações do 38º aniversário do 25 de Abril no Barreiro, na noite de 24 de abril, começaram com o Desfile da Liberdade desde a Avenida de Santa Maria, até ao Parque da Cidade em que participaram mais de 700 pessoas, entre populares, eleitos da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia e Movimento Associativo.

No Parque da Cidade, a partir das 22h00, um espetáculo de música, poesia e representação animou o público. Três entidades culturais do Concelho – Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro, Banda Municipal do Barreiro, Coral TAB – Trabalhadores da Autarquia do Barreiro – juntaram-se num espetáculo único que recordou poemas e canções de autores portugueses e músicos de intervenção. A iniciativa culminou com as músicas “E Depois do Adeus”, de Ary dos Santos, e “Grândola Vila Morena”, de José Afonso, interpretadas pela Banda Municipal do Barreiro e Coral TAB que, no final tocaram e cantaram o Hino Nacional.

“Estamos a comemorar Abril. Estamos a comemorar a Liberdade e a Democracia. Estamos a relembrar os três D do Programa do Movimento das Forças Armadas: Democratizar, Descolonizar, Desenvolver”, foi com estas palavras que o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, iniciou a sua intervenção nas comemorações do 25 de Abril, no Parque da Cidade.

O Autarca lembrou que Abril trouxe Democracia, Liberdade, mais justiça e equidade, melhores salários e reformas, melhor educação, saúde e segurança social. “Foram tantas as conquistas”, recordou. “Abril foi transformar o impossível em possível. Quando tudo parecia perdido, quando não havia solução à vista, encontrámos os cravos vermelhos”.

Carlos Humberto de Carvalho salientou, no entanto, que “hoje vivemos tempos difíceis para o nosso povo, para o nosso País, para o Poder Local, para o Barreiro, para a Câmara Municipal. Hoje vivemos tempos difíceis para cada um de nós, cidadãos do Barreiro, cidadãos de Portugal”.

Considera que estes tempos exigentes requerem “uma estratégia e tática claras. É necessário combatividade, firmeza, capacidade de resistência. Este é um processo longo. A solução não está ao virar da esquina. Uma vida melhor para os portugueses, para Portugal, será alcançada. Uma vida melhor para o Barreiro e o seu povo será atingida, mas para isso é necessário mantermo-nos atentos, unidos, interventivos. É necessário não nos conformarmos, não desistirmos e acreditarmos que é o nosso trabalho, a nossa persistência, a nossa capacidade de dialogar que ajudará a construir os novos passos do desenvolvimento para o Barreiro e para o País”, disse o Presidente da CMB.

“Valeu a pena lutar. Tivemos a recompensa de Abril. Vale a pena lutar para defender a qualidade de vida, os direitos, o investimento público, o desenvolvimento” é a convicção do autarca.

“Vamos defender o nosso direito ao trabalho, justamente remunerado, a uma segurança social que defenda pensões condignas para quem trabalhou uma vida inteira, ensino público gratuito de qualidade e igual para todos, o serviço nacional de saúde, a água pública, a cultura, o Poder Local autónomo e justamente financiado”, referiu Carlos Humberto de Carvalho, garantindo aos barreirenses que, para defender e ajudar a desenvolver o Barreiro, “podem contar connosco”.

O Autarca terminou a sua intervenções dizendo “Viva o Barreiro, viva Portugal, viva o 25 de Abril!”

Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho

O Hastear da Bandeira no dia 25 de Abril, nos Paços do Concelho, contou com a participação das fanfarras dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, da Banda Municipal do Barreiro e ainda do Coro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro. Este último interpretou dois temas de José Afonso “Venham mais 5” e “Cantigas do Maio”.

Numa breve intervenção na cerimónia, Carlos Humberto de Carvalho, lembrou a conquista da liberdade e da Democracia. Nos tempos difíceis que o País atravessa, o Autarca salientou que “por mais que nos queiram tirar a esperança, nós dizemos que somos invencíveis porque aquilo que queremos não é para nós, é para quem mais precisa”. O Presidente da CMB acredita que “nós havemos de construir o futuro e um novo 25 de Abril que permita que todos tenham o que merecem”.

CMB2012-04-27

You must be logged in to post a comment Login