Cidadãos criam Movimento Cívico para Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro

Cidadãos criam Movimento Cívico para Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro

O Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro, nasce da necessidade de juntar vontades em torno de preocupações comuns sobre a defesa e promoção do Património Ferroviário do Barreiro, o qual se encontra numa situação de abandono e incerteza quanto ao seu futuro.

O Movimento, independente e apartidário, pretende desenvolver a sua acção, focada na promoção, defesa e classificação do Património Ferroviário, pois este faz parte da memória colectiva e da história do povo do Barreiro.

Na opinião deste grupo de cidadãos, o abandono a que parte das instalações ferroviárias já estão votadas, consequência da retirada de valências ao Barreiro em termos operativos e oficinais, que tem significado a perda de postos de trabalho, é uma situação que urge denunciar.

São estas preocupações que nos unem em torno deste movimento, porque entendemos que os barreirenses não podem ficar indiferentes ao abandono e destruição do património ferroviário desta terra, porque ele faz parte integrante das suas memórias, da sua história.

Só interessa cuidar do património e da memória se houver vida no presente e perspectivas de futuro. O paradigma deverá ser assegurar no presente, os interesses da população e da economia regional, projectando para o futuro as iniciativas que melhorem a qualidade de vida dos portugueses em geral e da região do Barreiro em particular.

Este movimento cívico inicia a sua actividade com um blogue, ( http://patrimoniobarreiro.blogspot.pt/ ) e com uma petição onde apela a vários organismos e às empresas proprietários do património,  nomeadamente:

Que sejam tomadas medidas para a preservação, combate ao abandono e vandalização do património ferroviário edificado e técnico (locomotivas ferramentas e peças).

Que seja elaborado o processo para a classificação de interesse municipal e/ou nacional das diversas construções ferroviárias existentes no Barreiro, designadamente: antigo edifício da Estação dos caminhos de Ferro (actuais oficinas da EMEF), Estação Ferro-Fluvial, Rotunda das Máquinas, Armazém regional e Bairro Ferroviário que constituem elementos de valor histórico, patrimonial e técnico inestimável.

Que na área de afectação ferroviária do Barreiro, seja feito um estudo global no âmbito do Plano Director Municipal (PDM), equacionando a problemática da preservação e suscitando um pedagógico contributo dos Barreirenses; Associações, Sindicatos, Comissão de Trabalhadores, ferroviários e população, preparando simultaneamente dossiês para eventual candidatura a apoio Internacional.

Sendo um movimento aberto, apela-se a todos os cidadãos que tenham as mesmas preocupações, que adiram ao movimento e participem, assinando e divulgando a  petição e esta causa.

A valorização do património ferroviário do Barreiro, enquanto memória do passado e ponte para o futuro! 

Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro

Assinar Petição: http://www.pnetpeticoes.pt/patrimonioferroviariobarreiro/

6 Responses to "Cidadãos criam Movimento Cívico para Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro"

You must be logged in to post a comment Login