V Jornadas Pedagógicas do Barreiro | II ACES Arco Ribeirinho

V Jornadas Pedagógicas do Barreiro | II ACES Arco Ribeirinho

“ABRAÇO ENTRE PODER LOCAL, EDUCAÇÃO E SAÚDE”

Na abertura das V Jornadas Pedagógicas do Barreiro – II ACES Arco Ribeirinho, promovidas pelo Projeto de Educação para a Saúde (PES), do qual a Câmara Municipal do Barreiro é parceira, o Presidente da Autarquia barreirense salientou a importância do trabalho em conjunto no sentido de ultrapassar as dificuldades e otimizar os recursos em prol de crianças e jovens. Carlos Humberto de Carvalho iniciou a sua intervenção ‘dando’ “um abraço entre Poder Local, educação e saúde”. As V Jornadas Pedagógicas do Barreiro – II ACES Arco Ribeirinho, subordinadas ao tema “Abraçar a Escola”, estão a decorrer, hoje, dia 5 de julho, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

O Presidente da CMB referiu, na sessão de abertura das jornadas, que o poder local, a educação e a saúde “são três pilares do desenvolvimento”, num momento em que “os direitos dos profissionais da saúde e da educação são tão afetados”, salientando a importância da “construção em conjunto” como elemento central para combater as dificuldades.

“Nós existimos para servir as pessoas e, quando secundarizamos isto devido a questões de caráter económico e financeiro, é porque algo está mal na sociedade”, referiu Carlos Humberto de Carvalho, acrescentando ainda que o PES é um exemplo de um grande trabalho em parceria.

Também na sessão de abertura, a Diretora da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Otília Dias, afirmou que “é com prazer que temos um auditório quase cheio” e desejou que as jornadas sejam produtivas, possibilitando a partilha de experiências.

Por seu lado, o Diretor do Centro de Formação de Professores do Barreiro e Moita, Joaquim Raminhos, salientou que esta quinta edição das Jornadas Pedagógicas do Barreiro abrange um maior número de entidades, alargando a participação aos concelhos da Moita, Montijo e Alcochete.

 Mário Durval, Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, salientou a importância do papel dos professores no desenvolvimento da saúde dos mais jovens. Fez referência também à escultura, exposta no palco, elaborada por duas turmas do 7º e 8º ano da Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado. “Acho que podemos ficar contentes quando os nossos jovens conseguem trabalhar o tema ‘abraço’ de uma forma tão bela”, referiu.

A Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde – ACES – Arco Ribeirinho, Maria Manuela Marques, salientou que “a nossa missão é a promoção dos cuidados de saúde primários”, referindo que a saúde passa também pelo “bem-estar e pelos afetos”. A promoção dos afetos como forma de prevenção de determinados comportamentos prejudiciais aos jovens “tem de estar na ordem do dia e da agenda política”, salientou.

Recorde-se que estas jornadas, que decorrem ao longo de todo o dia de hoje, visam continuar a aprofundar o debate sobre os conceitos e as práticas pedagógicas em educação para a saúde. O programa inclui a abordagem de temas como “A Pedagogia pelos Afetos”, Bullying, “A Terapia do Abraço”, entre outros.

CMB 2012-07-05

You must be logged in to post a comment Login