As Comemorações do Dia da Marinha que este ano tiveram lugar no Concelho do Barreiro, entre 18 e 26 de maio, culminaram ontem, domingo, com uma Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário – em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos – seguida de uma Cerimónia Militar, na Avenida Bento Gonçalves. Milhares de pessoas participaram nas comemorações do Dia da Marinha que integrou diferentes atividades de cariz militar, cultural, religioso e desportivo.
Tratou-se de um programa comemorativo “sóbrio e de abertura à sociedade civil, que nos orgulhamos de realizar no Barreiro” afirmou o Almirante Seabra de Melo, Chefe de Gabinete do CEMA – Chefe do Estado-Maior da Armada, na abertura das comemorações. Um orgulho partilhado por Carlos Humberto de Carvalho que, afirmou, abriu as ‘portas’ do Concelho à Marinha Portuguesa.
Passados que estão 515 anos desde que o navegador e explorador português, Vasco da Gama com a sua Armada, alcançou, (a 20 de maio), Calecute na Índia assinala-se anualmente, nesta data, o Dia da Marinha.
As comemorações têm por objetivo promover e apresentar à comunidade civil, a missão, meios, capacidades e o produto institucional que torna a Marinha indispensável para o País. Este ano, o objetivo voltou a ser cumprido.
Em estreita colaboração com a Câmara Municipal, as comemorações realizadas registaram uma elevada adesão por parte da população. Desde as visitas diárias realizadas ao AMAC – Auditório Municipal Augusto Cabrita, onde permanece até 1 de junho a Exposição de Atividades da Marinha, até às atividades de ar livre que tiveram lugar no Parque da Cidade, passando pelos batismos de mar e visitas aos navios que se encontram atracados na Base Naval de Lisboa, Alfeite.
O ponto alto destas comemorações teve lugar no domingo, 26 de maio, com a celebração de uma cerimónia religiosa e uma cerimónia militar, presididas pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, e pelo Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, respetivamente.
A cerimónia religiosa teve lugar na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ao passo que a militar decorrer na Avenida Bento Gonçalves na presença da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho e do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.
Ainda no âmbito destas comemorações teve lugar o Concerto ao ar livre da Banda da Armada, no Largo do Mercado Municipal 1º de Maio, na noite de sexta-feira, 24 de maio. O Passeio Pedestre “Descobrindo o Barreiro” no qual participaram perto de três centenas de pessoas. Este percurso, numa extensão de 9km e de grau de dificuldade – acessível – teve a duração de três horas e percorreu vários pontos de interesse turístico da cidade do Barreiro.
Na noite de sábado, 25 de maio, o AMAC acolheu o Concerto Oficial do Dia da Marinha, uma vez mais protagonizado pela Banda da Armada, sob a direção do Maestro Délio Gonçalves, Primeiro-tenente e Chefe da Banda da Armada. Na segunda parte deste espetáculo, registe-se a presença dos convidados especiais Jorge Fernando e Fábia Rebordão.
CMB 2013-05-27
You must be logged in to post a comment Login