DIA DA MARINHA 2013 Barreiro acolhe comemorações

DIA DA MARINHA 2013  Barreiro acolhe comemorações

PresidenteCS (2)As Comemorações do Dia da Marinha que este ano tiveram lugar no Concelho do Barreiro, entre 18 e 26 de maio, culminaram ontem, domingo, com uma Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário – em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos – seguida de uma Cerimónia Militar, na Avenida Bento Gonçalves. Milhares de pessoas participaram nas comemorações do Dia da Marinha que integrou diferentes atividades de cariz militar, cultural, religioso e desportivo.

Tratou-se de um programa comemorativo “sóbrio e de abertura à sociedade civil, que nos orgulhamos de realizar no Barreiro” afirmou o Almirante Seabra de Melo, Chefe de Gabinete do CEMA – Chefe do Estado-Maior da Armada, na abertura das comemorações. Um orgulho partilhado por Carlos Humberto de Carvalho que, afirmou, abriu as ‘portas’ do Concelho à Marinha Portuguesa.

Passados que estão 515 anos desde que o navegador e explorador português, Vasco da Gama com a sua Armada, alcançou, (a 20 de maio), Calecute na Índia assinala-se anualmente, nesta data, o Dia da Marinha.

As comemorações têm por objetivo promover e apresentar à comunidade civil, a missão, meios, capacidades e o produto institucional que torna a Marinha indispensável para o País. Este ano, o objetivo voltou a ser cumprido.

Em estreita colaboração com a Câmara Municipal, as comemorações realizadas registaram uma elevada adesão por parte da população. Desde as visitas diárias realizadas ao AMAC – Auditório Municipal Augusto Cabrita, onde permanece até 1 de junho a Exposição de Atividades da Marinha, até às atividades de ar livre que tiveram lugar no Parque da Cidade, passando pelos batismos de mar e visitas aos navios que se encontram atracados na Base Naval de Lisboa, Alfeite.

O ponto alto destas comemorações teve lugar no domingo, 26 de maio, com a celebração de uma cerimónia religiosa e uma cerimónia militar, presididas pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, e pelo Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, respetivamente.

A cerimónia religiosa teve lugar na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ao passo que a militar decorrer na Avenida Bento Gonçalves na presença da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho e do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

Ainda no âmbito destas comemorações teve lugar o Concerto ao ar livre da Banda da Armada, no Largo do Mercado Municipal 1º de Maio, na noite de sexta-feira, 24 de maio. O Passeio Pedestre “Descobrindo o Barreiro” no qual participaram perto de três centenas de pessoas. Este percurso, numa extensão de 9km e de grau de dificuldade – acessível – teve a duração de três horas e percorreu vários pontos de interesse turístico da cidade do Barreiro.

Na noite de sábado, 25 de maio, o AMAC acolheu o Concerto Oficial do Dia da Marinha, uma vez mais protagonizado pela Banda da Armada, sob a direção do Maestro Délio Gonçalves, Primeiro-tenente e Chefe da Banda da Armada. Na segunda parte deste espetáculo, registe-se a presença dos convidados especiais Jorge Fernando e Fábia Rebordão.

CMB 2013-05-27

You must be logged in to post a comment Login