“Guia para 50 Personagens de Ficção Portuguesa” apresentado por Fernando Alvim

“Guia para 50 Personagens de Ficção Portuguesa” apresentado por Fernando Alvim

Guia 50 Personagens_CAPA_300fpiNa Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira

No dia 29 de maio, pelas 12:00h, o humorista Fernando Alvim vai apresentar o livro de Bruno Vieira Amaral “Guia para 50 Personagens de Ficção Portuguesa”, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, uma iniciativa promovida pela Escola Secundária da Baixa da Banheira, com o apoio da Câmara Municipal da Moita.

Bruno Vieira Amaral é licenciado em História Moderna e Contemporânea. Colaborou com o DN Jovem, revista Atlântico e no jornal i, como crítico literário. Em 2002, foi selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores, na categoria de Poesia. Colabora atualmente na revista Ler. É autor do blogue Circo da Lama (http://circodalama.blogs.sapo.pt). “Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa” é o seu primeiro livro.

Sinopse:

Criadas estranguláveis e bons malandros, cabeleireiras ambiciosas e escritores inseguros, heterónimos ressuscitados e professores suspeitos, polícias cansados e almocreves incansáveis, mulheres-anjo e mulheres-demónio, marialvas e tímidos, ex-seminaristas e assassinos profissionais, emigrantes e retornados, padres e ministras, heróis e vilões.

Seja bem-vindo ao jardim antropológico da ficção portuguesa, com os seus espécimenes únicos e inesquecíveis.

Ao longo de mais de um século e meio, os melhores autores portugueses contribuíram para a riqueza e diversidade desta galeria onde não raras vezes o leitor encontrará o reflexo dos seus vizinhos e familiares, dos seus amigos e colegas de trabalho e onde não se deverá espantar por encontrar o seu próprio reflexo. Porque estas figuras compostas de papel, tinta e palavras são, afinal, pessoas como nós.

Pela primeira vez, cinquenta das melhores e mais representativas personagens da Literatura Portuguesa dos últimos dois séculos são apresentadas num único livro. Os textos, escritos por Bruno Vieira Amaral, são um convite à leitura dos romances, o habitat natural de cada uma das personagens, mas também um extraordinário retrato da evolução de um país, Portugal.

Câmara Municipal da Moita

You must be logged in to post a comment Login