CAMPOS DE FÉRIAS NA MATA DA MACHADA Verão 2012

CAMPOS DE FÉRIAS NA MATA DA MACHADA Verão 2012

Inscrições Abertas Ligue 800 205 681 (Linha Verde) 

Os ‘Campos de Férias – verão 2012’, que decorrem até 31 de agosto no Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, privilegiam, este ano, as atividades ao ar livre e propõem como novidade uma «pernoita» na Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro.

Dirigidos a crianças entre os 6 e os 12 anos, os ‘Campos de Férias’ têm como tema central a proteção do meio ambiente, mote a partir do qual são desenvolvidas atividades criativas e em contato com a natureza durante duas semanas.

Esta iniciativa, que teve início a 25 de junho, mantém as inscrições abertas para os períodos compreendidos entre 23 julho e 3 agosto; entre 6 e 17 agosto e, por último, de 20 a 31 agosto. Refira-se que cada quinzena funciona com um mínimo de 15 participantes e um máximo de 30.

Inscrições e informações adicionais podem ser solicitadas junto da Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro. Utilize para o efeito a Linha Verde (gratuita) 800 205 681 ou o telefone 21 206 80 42.

Sobre os ‘Campos de Férias – verão 2012’, Nuno Banza, Vereador responsável pela área da Sustentabilidade Ambiental na CMB salientou que, ao nível da programação, algumas das novidades deste ano são uma aposta mais efetiva na realização de iniciativas ao ar livre e a pernoita na Escola de Fuzileiros em Vale de Zebro, ‘paredes meias’ com as instalações do CEA.

“Este ano apostámos mais no envolvimento com o espaço da Mata, ou seja, em detrimento de algumas atividades dentro do CEA, optámos por ter mais atividades de rua. Jogos, identificação de fauna e flora e um conjunto de outras coisas que são feitas no exterior. Isso é uma resposta à avaliação que temos vindo a fazer que demonstrou que, na generalidade dos casos, e sempre que as condições climatéricas o permitem, as crianças preferem claramente fazer atividades de exterior.

Para além de salientar que o programa deste ano tem ‘uma força muito grande’ com iniciativas para fazer ao ‘ar livre’, Nuno banza referiu igualmente que sai fortalecido o já longo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com os Fuzileiros.

“Para além de darmos continuidade ao trabalho que já vínhamos fazendo – as visitas ao Museu e as atividades na Piscina –, este ano, e pela primeira vez, proporcionamos às crianças uma pernoita nas instalações da Escola de Fuzileiros acompanhadas, naturalmente, dos monitores e pelos Fuzileiros. Isto acontece na segunda semana de realização desta iniciativa. É algo diferente e que vem dar resposta a uma expetativa das crianças. Percebemos ao longo destes anos que há uma certa mística no imaginário das crianças em relação às instalações militares, provoca-lhes sempre muita curiosidade saber como são ‘as coisas’ da porta para dentro. O que nós fizemos foi potenciar isso”.

Desta forma, e desde que seja autorizada pelos pais ou encarregados de educação, as crianças que participam nestes ‘campos de férias de verão’ têm, a possibilidade de experienciarem uma noite ‘nos Fuzileiros’. A somar a esta experiência vêm provas de orientação, conhecimentos sobre resíduos e reciclagem, jogos de energia e muitas outras atividades.

Participe!

CMB 2012-07-11

You must be logged in to post a comment Login