GRUPO DESPORTIVO DOS FERROVIÁRIOS DO BARREIRO REMADORES CONQUISTAM 6 MEDALHAS DE OURO, 2 DE PRATA E 1 DE BRONZE NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE VETERANOS

GRUPO DESPORTIVO DOS FERROVIÁRIOS DO BARREIRO REMADORES CONQUISTAM 6 MEDALHAS DE OURO, 2 DE PRATA E 1 DE BRONZE NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE VETERANOS

Realizado em 14 de Julho na distante mas lindíssima cidade de Viana de Castelo e organizado pelo mais recente Clube de Remo Português, o VRL, Viana Remadores do Lima, o único Campeonato Nacional de Veteranos realizado em 2012 (devido a dificuldades económicas a Federação Portuguesa de Remo apenas realizou Campeonatos Nacionais de Verão, ao invés dos habituais Inverno e Verão), saldou-se por uma massiva participação de mais de 350 atletas, representando 16 Clubes.

Com boas condições atmosféricas e o fantástico Rio Lima como palco, o VRL conseguiu meritória organização e proporcionou excelente jornada competitiva e de convívio entre várias gerações de remadores.

A participação dos remadores veteranos do GDFB dificilmente poderia ter tido melhores resultados:

– Skiff Feminino Escalão B (entre 36 e 42 anos de idade), com Maria do Carmo Ganchinho, Campeão Nacional.

– Skiff Feminino Escalão C (entre 43 e 49 anos de idade), com Cristina Rainha, Campeão Nacional.

– Skiff Masculino Escalão G (entre 65 e 69 anos de idade), com Carlos Oliveira “Bóia” (UNILOGOS), Campeão Nacional.

– Quadri-Scull Feminino Escalão B, com Maria do Carmo Ganchinho, Ana Barracosa, Alexandra Raposinho e Dora Dias, Campeão Nacional.

– Quadri-Scull Masculino Escalão C (entre 43 e 49 anos) com Helder Assunção (PERI), Pedro Antunes, Rui Miguel e Pedro Oliveira, Campeão Nacional.

– Shell de 8 Escalão D (entre 50 e 54 anos) com Helder Assunção (PERI), Hermínio Caeiro, José Galhetas, José Fragoso, Carlos Oliveira “Bóia” (UNILOGOS), Rui Miguel, Jorge Porêlo, Pedro Oliveira e Sérgio Vinagre (Timoneiro), Campeão Nacional.

– Double-Scull Feminino Escalão B, com Ana Barracosa e Dora Dias, Vice-campeão Nacional.

– Shell de 4 com Timoneiro Masculino Escalão C, com José galhetas, Hermínio Caeiro, José Fragoso, Jorge Porêlo e Sérgio Vinagre (Timoneiro), Vice-Campeão Nacional.

– Skiff Escalão B, com Pedro Antunes, Medalha de Bronze.

Fruto destas Classificações, o Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro venceu as Taças de Terceiro Clube Nacional quer em Veteranos Femininos quer em Veteranos Masculinos, destronando do pódio Clubes com comitivas incomparavelmente maiores.

De destacar uma merecida homenagem ao nosso Carlos Oliveira “Bóia” durante o almoço de distribuição de prémios, a qual foi realizada pelos Remadores Veteranos do VRL, atestando bem a popularidade e amizade que este grande atleta Barreirense tem desde sempre granjeado.

O GDFB teve a particularidade de levar para a competição não só a sua bandeira mas também a da Câmara Municipal do Barreiro, divulgando assim o que se faz na nossa cidade e o apoio da CMB ao remo em particular.

De destacar ainda a presença na Comitiva do GDFB de um grande Barreirense, grande desportista, nadador e homem do Remo desde sempre, o Sr. Oliveiros Conceição, que com os seus 90 (!!) anos de idade foi treinador no Grupo Desportivo da CUF de milhares de remadores, incluindo quase todos os veteranos masculinos citados, sempre transmitindo os valores máximos de humildade, dedicação, trabalho, sã competição e camaradagem, mantendo ainda hoje exercício físico diário e acompanhando sempre que pode os treinos do GDFB. A este grande exemplo de vida de discrição, humildade e dedicação foi dedicada publicamente a vitória alcançada no Shell de 8.

Para meditar e tomar ainda como lição fica a inédita e fantástica operação de junção dos dois Clubes de Viana de Castelo, a A.R.C.O. (Associação de Remadores para a Competição e Clube Náutico de Viana, no VRL. Com inteligência, bom senso e realismo, estes homens souberam transformar as adversidades, divergências do passado e vicissitudes do atual contexto económico em vantagens para a Cidade e para a modalidade. Que se acautelem os grandes Clubes Nacionais do remo, chegou um novo grande jogador.

A Direção

Manuel sabino

You must be logged in to post a comment Login