Até 27 de julho, a Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal, na Moita, recebe uma mostra de pintura de Etelvino Kosta.
Desde muito novo que Etelvino Kosta mostrou uma grande vocação para desenhar e pintar, começando cedo a trabalhar para ganhar a sua independência. Fez cenários para o teatro, desenhos para tecidos e foi decorador de montras.
Foi discípulo de Abel Manta (1888-1982) que o incentivou no seu percurso artístico e também amigo pessoal e colega do pintor João Reis (1899-1982).
Etelvino Kosta, desenhador e pintor figurativo de tendência impressionista, pinta retratos, paisagens, naturezas mortas e temas marítimos. A sua obra está documentada no dicionário “O Figurativo nas Artes Plásticas em Portugal no Séc. XXI”, do jornalista e crítico de arte Afonso de Almeida Brandão (2008). Encontra-se, também, referido no livro “Geração Pombalina – Descendência de Sebastião José de Carvalho e Melo”(2007), de João Bernardo Galvão Teles.
Membro do GART- Grupo de Amigos da Arte e da Academie Européenne des Arts, realizou inúmeras exposições individuais e coletivas, estando a sua obra representada em coleções particulares e públicas espalhadas pelo país e estrangeiro.
A exposição, patente nas novas instalações do Posto de Turismo Municipal, na Moita (Rua Machado Santos, nº 35), pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h.
Câmara Municipal da Moita
You must be logged in to post a comment Login