O Grupo de Teatro Projéctor, a partir de Junho de 2010, conseguiu arranjar uma nova “casa”, a colectividade SIRB “Os Penicheiros”, depois de ter estado 11 anos na Quinta Marques da Costa, na Freguesia de Santo André e mais 3 anos na SDUB “Os Franceses”.
Não foi fácil, percorrer este caminho de 14 anos sem ter espaço próprio, mas com todas as boas vontades, o Grupo conseguiu chegar ao ano de 2011 para comemorar no dia 1 de Outubro, 15 anos de existência.
A colectividade que acolhe neste momento o Grupo de Teatro, SIRB “Os Penicheiros”, necessitava de algumas obras de requalificação no espaço de representação e zonas envolventes.
Para esta obra de grande envergadura o Grupo de Teatro Projéctor apresentou uma candidatura à Câmara Municipal do Barreiro, que foi aceite, e que deu origem às recuperações ao nível do palco: reconstrução da teia, com a colocação de um piso técnico, panejamentos ignifogados e varas de iluminação (três).
O Grupo não pode deixar de agradecer à Câmara Municipal do Barreiro pelo apoio prestado, não esquecendo o trabalho dos técnicos dos serviços da Autarquia.
O Grupo segue o seu caminho com um programa de actividades delineado para o ano corrente.
Assim, irá apresentar, em 26 de Fevereiro, sábado, pelas 21 horas e 30 minutos, um Encontro/Sarau de Poesia, no SIRB “Os Penicheiros”, com convidados e a participação de alunos da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro, da disciplina “A arte de bem dizer”, da responsabilidade do encenador Abílio Apolinário, cujo objectivo se pretende que se repita anualmente, durante o mês de Fevereiro.
O Grupo de Teatro Projéctor, no seu projecto de actividades para o ano de 2011, insere no seu programa, a 1ª Festa de Teatro da Cidade do Barreiro, a realizar no mês Outubro/Novembro de 2011.
Festa que o grupo pretende, também, que se realize, todos os anos, dando assim continuidade a um projecto iniciado este ano, que terá lugar no seu presente espaço, SIRB “Os Penicheiros”.
Dentro de outras actividades, o Grupo vai estrear a peça “Quem matou Amélie de Port-Salut?”, comédia escrita por Jandira Martini e Marcos Caruso, com data prevista de estreia, no dia Mundial do Teatro, 27 de Março.
Durante o mês de Abril está prevista a estreia da peça “O Amor de longe” de Amin Maalouf.
No mês de Outubro, integrado nas Comemorações do 15º Aniversário do Grupo, estrear-se-à a comédia “Noises Off” de Michael Frayn, e será lançado o livro que tem como objectivo fundamental retratar a vida do Grupo de Teatro Projéctor – 1 de Outubro de 1996 a 2011.
Muito mais haveria por dizer, mas as notícias irão surgindo, porque “O Teatro está sempre em movimento”.
Maria João Quaresma
Barreiro, 1 de Fevereiro de 2011
You must be logged in to post a comment Login