Clube Naval Barreirense (CNB) reinicia atividade após as férias de verão com novos e ambiciosos projetos de desenvolvimento, estruturais e infra-estruturais.
Após um período de reorganização interna levada a cabo nos últimos dois anos, a direção do CNB vai implementar diversos projetos para consolidar a sua capacidade financeira a médio/longo prazo, pretendendo primariamente reforçar a sua estrutura em termos globais, para posteriormente poder apoiar todos os programas setoriais a desenvolver, sejam eles sociais, culturais ou desportivos. É elemento fundamental de tal reformulação, a busca progressiva de uma relativa auto-sustentabilidade e autonomia financeira relativamente aos habituais subsídios públicos. De facto, o contexto atual levará a uma progressiva redução dos apoios públicos, sejam os da Câmara Municipal, sejam os de outras entidades públicas. Trata-se, desde logo, de antecipar os efeitos de tais constrangimentos por forma a assegurar o objeto social e a continuidade da atividade do Clube junto da comunidade.
Será dada primazia à Secção de Remo, pois, como é de conhecimento geral, é a principal modalidade e atividade do CNB. Após dois anos de reorganização interna, de saneamento e de recuperação de algumas situações que motivaram um abrandamento da atividade da modalidade, o CNB está a colocar em marcha um projeto para sua Secção de Remo que tem como pilar a formação e o desenvolvimento para a competição e o estabelecimento de parcerias com a comunidade educativa barreirense. Neste sentido, está já assegurada a colaboração de um leque alargado de pessoas – técnicos e dirigentes – com longa experiência e com provas dadas nos últimos anos na modalidade. Também muitos atletas, dos escalões mais jovens até aos seniores, já aderiram a este projeto, contando-se que muitos mais, com maior ou menor experiência, venham a aderir. Está entretanto em curso um conjunto de ações no sentido de se obterem apoios de modo a suportar financeira e materialmente este projeto.
A base do projeto assenta na colaboração dos já conhecidos e reconhecidos Álvaro Branco e Professor João Pedro, as mesmas duas pessoas que há mais de uma década foram os iniciadores e os promotores de um projeto com as mesmas características no Barreiro. Trata-se, na verdade, de dar continuidade a um trabalho conhecido e reconhecido, não só no Barreiro, mas em toda a comunidade do Remo Nacional. Para além da vontade e empenho do Clube em dar continuidade a este projeto, também atletas e pais de atletas mais jovens se prontificaram a integrá-lo, o que diz bem do reconhecimento da sua qualidade.
O CNB, como primeiro clube do Barreiro a praticar esta modalidade (desde 1927), não podia deixar de o acolher, consciente de que, assim, contribui positivamente para o desenvolvimento da modalidade, para o “enriquecimento” do Clube e, também, para o bem da comunidade Barreirense e em particular dos nossos JOVENS, pois estes, como é óbvio, deveriam ser a base de qualquer sociedade e a garantia de futuro.
Acolhendo-se remadores de elevado potencial, de futuro promissor e, alguns, já com resultados desportivos de alto nível, será necessária a obtenção de apoios financeiros e materiais de alguma envergadura e num relativo curto espaço de tempo. Para isso está já em marcha um conjunto de ações junto de entidades locais e nacionais, públicas e privadas.
O CNB conta poder obter os apoios suficientes para, a curto prazo, poder atingir um nível de apetrechamento suficiente para retirar deste projeto o máximo do seu potencial, que, realmente, é muito elevado.
Esperemos que o futuro nos sorria, pois vontade e dedicação, não irão faltar por parte de TODOS os intervenientes neste projeto do Clube Naval Barreirense.
You must be logged in to post a comment Login