A Exposição de Fotografia “Património Azulejar do Barreiro”, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro, foi inaugurada no passado sábado, 1 de dezembro, pelo Vereador Rui Lopo, responsável pela Equipa Multidisciplinar para a Regeneração Urbana, na Galeria Municipal de Arte do Barreiro.
Rui Lopo agradeceu a colaboração de todos os fotógrafos e da referida Equipa, responsável pelo levantamento das caraterísticas dos edifícios, “sem a qual este trabalho não seria possível”.
Em relação ao trabalho desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar para a Regeneração Urbana sublinhou que o mesmo “já tem alguns anos, mas ainda está incompleto”. Prometeu terminá-lo e está confiante que “voltaremos a apresentar um trabalho mais detalhado”.
Rui Lopo chamou a atenção para o facto de, apesar de ser atribuída às Câmaras a responsabilidade pública de reabilitar o edificado antigo, a elevadíssima percentagem é do património privado e lamenta que os “recursos financeiros das pessoas não permitam que este seja reabilitado”. Face a esta situação, o autarca informa que, na Câmara Municipal do Barreiro, são promovidos incentivos à reabilitação urbana. “Aligeiramos tudo o que seja reabilitação do edificado. Do ponto de vista de taxas e licenças, a Câmara abdica dessa receita para que os proprietários o consigam recuperar”.
Por seu lado, Lurdes Lopes, responsável pela Divisão de Cultura, Património Histórico e Museológico, agradeceu aos fotógrafos o seu empenho que com imensa generosidade possibilitaram a divulgação do que o Barreiro tem hoje ao nível do património azulejar. Classificou-o de “um trabalho urgente”, justificado pelo perigo de ruína de alguns edifícios. Informou que, por exemplo, no espaço de dois meses, a contar da data em que foi fotografado, o edifício nº 200, da Rua Conselheiro Joaquim António Aguiar ruiu.
Agradeceu, particularmente, aos artistas Rui Madeira, Isana e Isabel Seruca o trabalho apaixonado de valorização do azulejo realizado ao longo dos anos.
Saliente-se que o Concelho do Barreiro detém um património azulejar rico e diversificado. Contudo, ao longo dos anos, assiste-se à sua rápida degradação. Consciente desta situação, a Câmara Municipal do Barreiro deu início ao Plano de Ação de Divulgação do Património Artístico Azulejar do Barreiro. Este será faseado no tempo, tendo como ponto de partida a Freguesia do Barreiro e, em especial, a sua zona antiga.
Exposição patente ao público até 19 de janeiro de 2013
Dezenas de fotos fazem parte de um levantamento fotográfico promovido por um grupo de fotógrafos do Barreiro, designadamente: Ana Ferreira, Ana Rodrigues, António Barata, Esmeralda Barão, Isabel Seruca, João Silva, Joana Antunes, José Calado Mendes e Paulo Iglésias.
De referir que este trabalho conta com o apoio do fotógrafo barreirense Cláudio Ferreira.
As referidas fotos fazem-se acompanhar dos seguintes dados: localização do edifício, nome do fotógrafo, freguesia onde se insere, propriedade, nome do autor do projeto arquitetónico, data, uso, tipo de arquitetura, o estado de conservação do edifício e a identificação dos azulejos.
Numa outra sala da Galeria está, igualmente, patente ao público um levantamento realizado pelo Gabinete de Regeneração Urbana da CMB aos edifícios do Barreiro Antigo. Encontramos aí divulgada a seguinte informação para cada edifício: caraterização; estado de conservação; proprietário; utilização do edifício. Está ainda, a respetiva foto, imagem da fachada reconstituída e a planta de localização do mesmo.
A título de curiosidade, está exposta uma planta de uma intervenção de reabilitação de um edifício, com a aplicação de azulejos num edifício localizado na Rua Almirante Reis.
A mostra estará patente ao público até 19 de janeiro de 2013, de 3ª feira a sábado, das 14h00 às 20h00. Mais informação em www.cm-barreiro.pt
A Galeria Municipal de Arte situa-se na Avenida Alfredo da Silva, nº 15, (edifício do antigo Tribunal). Para mais informações contacte: 21 207 67 59, ou http://barreiroamac.wordpress.com/patrimonio-azulejar/ http://barreiroamac.wordpress.com/patrimonio-azulejar/ http://barreiroamac.wordpress.com/patrimonio-azulejar/ http://barreiroamac.wordpress.com/patrimonio-azulejar/ .
CMB 2012-12-03
You must be logged in to post a comment Login