No próximo dia 26 de janeiro, sábado, pelas 15h00, será apresentado o livro Poesia ao Vento, de Joel Lira, na sala multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro.
Notas biográficas do autor:
Joel Arsénio Baptista Lira, 19 de julho de 1946, natural de Amora, Seixal, Setúbal.
Tem o 5º ano comercial (antigo), interrompido por ter sido incorporado no Exército em 1966, mais tarde mobilizado para a Guiné (chamada guerra do Ultramar).
Passou pela Siderurgia Nacional, com 14 anos de idade, aos 16 ingressou na atividade cinematográfica (Twenty Century Fox, Coorporation – Lisbon, Filmes Castello Lopes); Emigrou para a Argélia, Arábia Saudita pela Bos&Kalis, Nacap – Pipeline – como forman. Mais tarde, montou com a família um fabrico de transformação de produto alimentar. Durante muitos anos esteve ligado às vendas diretas e indiretas.
Hoje encontra-se reformado.
Ao longo da sua vida, tem mostrado trabalho nas áreas da música, teatro, literatura e associativismo.
Com 15 anos de idade, foi 1º clarinetista na Banda da S.F.O.A.- Amora, Os Bólides-Grupo de Baile; A Banda de Cá (grupo misto de Pais e Filhos); Banda Risco; Grupo Musicalidades. Neste momento, parou a atividade musical.
No que toca ao Teatro, escreveu peças teatrais: “A Partida”; “A Pedra Brilhante”; As Velhas Rabujentas”; “O Computa(dor)”; “Eu Doida?!”; “O Visconde de Alcagoitas”; “O Baú Misterioso”; “A Escolha”; “Sem Abrigo”; “A Senhora dos Papéis”.
Regista já duas centenas de sonetos. É ator, encenador, escritor, autor de várias peças de teatro. Foi homenageado pela «Academia Poços – Caldense de Letras / Brasil, em 10 de outubro de 2006.
Tem escrito centenas de poemas para centenas de pessoas durante a sua vida.
Participou em vários jornais locais e regionais e ganhou dois prémios literários, “Menções Honrosas”.
Na área do Associativismo, pertenceu aos órgãos sociais de diversas coletividades.
Da sua Bibliografia fazem parte as obras: “O Despertar para a vida”; “O Despertar para a vida Nr.2”; “Sombras do meu Sentir”; “O Fogo das Palavras”; “Poesia ao vento”, em 2012.
A Biblioteca Municipal do Barreiro situa-se na Rua da Bandeira, Urbanização do Palácio do Coimbra, 2830-330 Barreiro, Telefone: 21 096 6537 (Receção), E-mail: biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt .
CMB 2013-01-22
You must be logged in to post a comment Login