Primeira programação de 2013 com uma noite de gabarito internacional: de Filadélfia, Estados Unidos, recebemos o saxofonista, flautista e poeta Elliott Levin, em palco com alguns dos mais requisitados e talentosos músicos do jazz nacional; de Oslo, Noruega, a dupla Dogun, representante do rock mais ruidoso em alta por terras escandinavas.
É já este sábado, dia 2 de Fevereiro, pelas 23h, no salão d’Os Penicheiros.
A entrada é livre.
ELLIOTT LEVIN’S LISBON CONNECTION
Elliott Levin é um saxofonista e poeta norte-americano que viveu de perto todas as convulsões do free-jazz na década de 70, quer pela via espiritual quer política. Nascido em 1953, em Filadélfia, cidade rica numa cultura afro-americana libertária, reivindicativa e artística, teve uma passagem marcante pela Unit Core Orchestra e pela Sound Vision Orchestra, do lendário Cecil Taylor, na qual acompanhou muitos outros nomes, como Alan Silva ou Billy Bang, que fizeram a história do jazz mais livre do século XX.
Depois de uma passagem, há vários anos, pelo Seixal Jazz como parte integrante do Odeon Pope Saxophone Choir, e de um primeiro e estrondoso encontro com alguns dos mais activos músicos jazz portugueses no ano passado, do qual saiu um disco a editar pela Clean Feed, Elliott Levin regressa a Portugal para uma série de concertos nos quais o seu sax, flauta e spoken-word se juntam à bateria de Marco Franco, à guitarra de Luís Lopes e ao contrabaixo de Hernâni Faustino, para uma sessão de improvisação livre enquadrada nas dinâmicas mais expansivas e fogosas da tradição jazz.
http://www.youtube.com/watch?v=yn4zRhbNwvo
DOGUN
Duo norueguês composto por Dag Erik Andersen (bateria), e Jon Wesseltoft (guitarra), praticante de uma fusão entre o noise, na sua vertente mais psicadélica, a improvisação livre e as dinâmicas do free-jazz, dando seguimento a uma corrente que tem precisamente nos países nórdicos alguma da sua mais relevante expressão contemporânea. Ambos os membros de Dogun têm um vasto currículo feito de colaborações com nomes consagrados do jazz e das novas músicas europeias como Lasse Marhaug, Axel Dorner, John Butcher ou Frode Gjerstad, com os quais tocaram já um pouco por toda a Europa.
Trazem pela primeira vez a Portugal o seu trabalho enquanto duo, para um concerto que se prevê de intensidade, energia e entrega máximas.
You must be logged in to post a comment Login